Clima deve mudar no RS nesta quinta-feira; Nordeste tem previsão de fortes chuvas
Chuvas permanecem altas em todo o país
Com a volta da chuva, o tempo pode começar a mudar nesta quinta-feira (7) no Rio Grande do Sul, após dias de tempo ensolarado e agradável. Segundo o MetSul Meteorologia, as temperaturas amenas devem permanecer em todo o estado gaúcho.
Na capital, Porto Alegre, o dia começa com céu claro e poucas nuvens.
Ao longo do dia, o sol deve aparecer com nuvens. Porém, a nebulosidade aumenta no estado no decorrer do dia a partir do Oeste e do Norte gaúcho.
Nos outros estados da Região Sul, o ar quente úmido se espalha e as nuvens carregadas também crescem.
A região da Grande Florianópolis e o litoral sul catarinense terão sol, mas entre nuvens.
No leste do Paraná, incluindo a grande Curitiba e o litoral paranaense e o Vale do Itajaí, o sol aparece, mas pode chover ao longo do dia, com baixa intensidade.
Região Sudeste
No Sudeste, segundo o Climatempo, uma frente fria começa a se afastar na altura do litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, mas ainda deve estimular fortes áreas de chuva.
O ar quente e úmido predomina na Região e a sensação deve ser de abafamento.
A maioria das áreas deve ter uma quinta-feira com períodos de sol e pancadas de chuva com raios, à tarde e à noite, que devem variar entre moderada e forte.
Somente o extremo norte de Minas, região próxima à Bahia, terá sol e tempo seco, sem chuva.
Também há alerta para chuva forte e volumosa, que pode causar transtornos no litoral norte de São Paulo, região do Vale do Paraíba, de Campinas e Pirassununga, no interior paulista, além de afetar todo o estado do Rio de Janeiro, o Sul de Minas, a Zona da Mata Mineira e o sul capixaba.
Região Centro-Oeste
O Centro-Oeste do país deve seguir as outras regiões com nuvens carregadas, crescendo sobre todos os estados do Centro-Oeste devido ao ar úmido e quente que predomina.
A maioria das áreas deve ter quinta-feira com sol, calor e várias pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, que podem ir de moderadas a fortes.
No leste e sul de Mato Grosso do Sul, no leste de Goiás (divisa com Minas), pode chover também pela manhã.
Há risco de chuva moderada a forte em todas as capitais do Centro-Oeste.
Região Nordeste
A presença das áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical e do ar quente e úmido sobre o Nordeste gera nuvens carregadas sobre todos os estados.
A maioria das áreas do interior nordestino terá um dia com períodos de sol e pancadas de chuva, principalmente à tarde e à noite.
Na faixa litorânea, da Zona da Mata e Agreste, de Sergipe até o Maranhão, as pancadas de chuva poderão ocorrer a qualquer hora e pode chover forte também nas capitais. Há risco de raios em todos os estados.
O dia terá sol e tempo seco, sem chuva, no oeste da Bahia e em todo o Vale do São Francisco.
Região Norte
No norte, nuvens carregadas se formam pela grande disponibilidade de ar quente e úmido, além da influência da Zona de Convergência Intertropical na costa norte do Brasil.
Quase toda a região terá uma quinta-feira com períodos de sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite.
Há risco de chuva moderada a forte em todos os estados.
No Acre, em Rondônia, no centro-oeste e sul amazonense, no litoral do Amapá e do Pará, a chuva é mais frequente e o risco de chuva forte é maior.
*Sob supervisão de André Rigue