Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ibovespa fecha em alta após IPCA ficar acima do esperado; dólar encerra em queda

    Indicador oficial de inflação do Brasil avançou 10,06% em 2021

    Do CNN Brasil Business* , em São Paulo

    O Ibovespa fechou em alta nesta terça-feira (11), conforme agentes do mercado digeriam dados de inflação domésticos mais fortes do que o esperado, pesando seu potencial impacto sobre a atratividade da moeda brasileira contra o custo à atividade econômica. O principal índice da bolsa terminou o pregão com ganhos de 1,80%, aos 103.778,98 pontos.

    O indicador fechou 2021 com alta de 10,06%, valor superior às expectativas do mercado. Segundo Tatiana Nogueira, economista da XP, a surpresa de alta no último mês é devido principalmente a retornos superiores aos projetados pela Black Friday.

    Ao mesmo tempo, o dólar encerrou o dia em queda, com desvalorização de 1,63%, cotado a R$ 5,580.

    A inflação de serviços subiu 0,74% em dezembro, ligeiramente acima da nossa projeção de 0,71%. E os serviços subjacentes, medida monitorada de perto pelo BCB, subiram de 0,43% para 0,79%.

    Os preços dos bens industriais registraram alta expressiva no mês, de 0,94% para 1,45%, “acima da nossa projeção (+0,98%), devido à surpresa dos itens de cuidados pessoais”, declara a especialista.

    O dado de inflação acima do esperado reforça a tendência de alta de juros pelo Banco Central, o que pode ajudar a reduzir a saída de investimentos e a consequente valorização do dólar nesse processo. “[E fazer uma] pressão em cima do BC em relação ao aperto monetário que vem fazendo e deve continuar promovendo daqui para frente”, comentou Samuel Cunha, economista e sócio da H3 Invest.

    Na última segunda-feira (10), o dólar fechou em alta de 0,72%, a R$ 5,672. O Ibovespa caiu 0,75%, aos 101.945,20 pontos.

    Temores nos EUA

    . Os temores internacionais de que o Federal Reserve – banco central dos Estados Unidos – subirá os juros do país em um ritmo mais rápido e antes do previsto levaram o dólar a uma tendência de valorização ante o real nos primeiros dias de negociação de 2022.

    O mercado de títulos do Tesouro dos Estados Unidos é naturalmente mais atraente pela sua segurança, e a atratividade aumenta com a alta de juros. Por isso, essa perspectiva leva à retirada de investimentos em outros mercados.

    Ainda nesta terça-feira, o mercado assistiu à audiência do presidente do Fed, Jerome Powell, no Senado norte-americana. Ele foi pressionado sobre as política econômicas que o Banco Central dos EUA tomará para combater a inflação.

    O chair do Federal Reserve declarou que o banco central norte-americano precisa se concentrar mais na alta inflação do que no pleno emprego, enquanto avalia qual das duas áreas está mais longe de seu objetivo.

    “Eu diria que agora é a inflação” que requer mais atenção dos formuladores de política monetária, afirmou Powell em resposta à pergunta de um senador durante sua audiência de confirmação de renomeação perante o Comitê Bancário do Senado dos EUA.

    Powell, em resposta a uma pergunta durante sua audiência de renomeação perante o Comitê Bancário do Senado, disse que pode haver uma pausa nas contratações e no crescimento no curto prazo por causa da Ômicron, mas “deve ser de curta duração”, e nos trimestres seguintes a perspectiva pode ser “muito positiva” à medida que as infecções diminuem.

    Pontos no radar

    Soma-se a isso a preocupação com a alta de casos de Covid-19 devido à variante Ômicron. O mundo bateu um novo recorde de registro diário de casos de Covid-19 nesta terça-feira (11).

    Nas últimas 24 horas, o mundo registrou, de acordo com a plataforma Our World in Data, 3,28 milhões de novas infecções pelo coronavírus – é a primeira vez que o registro diário pandêmico ultrapassa a casa dos 3 milhões.

    E no cenário interno, os investidores temem um descontrole fiscal do governo em meio às reivindicações de servidores públicos por reajustes salariais.

    Um levantamento realizado pela Agência CNN apontou que 15 governadores e o Distrito Federal anunciaram reajustes para os servidores públicos estaduais.

    Os servidores públicos federais se organizam para realizar uma possível paralisação no próximo dia 18. O movimento, apoiado por 37 associações e sindicatos, tem como objetivo pressionar o governo por reajuste salarial e ameaça promover uma greve por tempo indeterminado em fevereiro, caso não seja atendido.

    E, ainda nesta terça-feira, o Banco Central fará neste pregão leilão de até 17 mil contratos de swap cambial tradicional para fins de rolagem do vencimento de 2 de março de 2022.

    Sobe e desce da B3

    Veja quais foram os principais destaques desta terça-feira:

    maiores altas

    • Petz (PETZ3) +7,07%;
    • Méliuz (CASH3) +7,32%;
    • Grupo Natura (NTCO3) +6,33%;
    • Usiminas (USIM5) +6,05%;
    • 3R Petroleum (RRRP3) +5,59%

    maiores baixas

    • Minerva (BEEF3) -1,02%;
    • BRF (BRFS3) -1,28%;
    • Embraer (EMBR3) -1,10%;
    • Braskem (BRKM5) -1,19%;
    • Klabin (KLBN11) -0,87%

    *Com informações da Reuters

    Tópicos