Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Barbie faz primeira boneca de uma indígena brasileira

    À CNN, Maira Gomez falou sobre como a homenagem que recebeu sua no projeto Mulheres Inspiradoras

    Giovanna Bronzeda CNN

    A Barbie – a boneca mais famosa do mundo – completa 65 anos em 2024. Ícones femininos são homenageados com suas próprias bonecas no projeto Mulheres Inspiradoras e, neste ano, a primeira indígena brasileira ganhou uma Barbie para chamar de sua: Maira Gomez, conhecida como @cunhaporanga_oficial nas redes sociais.

    A influenciadora, que acumula mais de 6 milhões de seguidores no TikTok, é da etnia Tatuyo. A boneca leva a pintura e roupas tradicionais de sua comunidade.

    À CNN Brasil, Maira falou sobre como é ter uma versão sua da boneca e o impacto disso para meninas indígenas de todo o país. “É uma grande representatividade que a gente, o povo indígena, está tendo e é uma grande conquista”, celebrou ela.

    “Você ter uma boneca com a sua semelhança, suas características, seus trajes… mostra que você não pode desistir nunca dos seus sonhos. Porque eu sonhava e não acreditava que isso seria possível – e hoje estou aqui, do lado dela”, contou.

    “Eu fico sem palavras para falar o que eu tô sentindo, mas é uma alegria imensa. É uma grande oportunidade de visibilidade dos povos indígenas e das mulheres [indígenas]”, disse.

    “As meninas acabam aprendendo a não deixar de acreditar e dar a volta por cima”, falou Maira Gomez sobre a importância da representatividade para as meninas indígenas.

    Maira é da etnia Tatuyo, que fica na região do Alto Rio Negro, no Amazonas. Na boneca, a pintura no rosto é a mesma que Maira carrega: grafismo que significa proteção. Cada povo tem sua simbologia, a dela simboliza também os “seres humanos do dia”, que representa o Sol. “Porque nós, o povo Tatuyo, somos de outro universo”, explicou.

    Já as vestimentas são feitas com objetos da própria natureza. “Tudo é uma proteção e todos os trajes assim são sagrados, tem determinado momento que você utiliza e faz as pinturas”, explicou.

    Nas redes sociais, Maira leva o nome de cunhã-poranga – que significa “a mulher mais bela”. No tradicional Festival de Parintins, uma das maiores eventos culturais do país e que ocorre no Amazonas, cada boi (Caprichoso e Garantido) possuem uma cunhã-poranga em sua delegação. Na do Boi Garantido, por exemplo, é Isabelle Nogueira, que atualmente está no BBB24.

    No total, oito mulheres foram homenageadas no projeto Mulheres Inspiradoras (do original em inglês “Role Models”) neste ano. Além de Maira, também receberam suas bonecas em 2024: a Viola Davis (EGOT, atriz e ativista dos Estados Unidos), Lila Avilés (diretora, produtora e roteirista do México), Helen Mirren (atriz renomada do Reino Unido), Shania Twain (cantora do Canadá), Nicole Fujita (modelo do Japão), Enissa Amani (comediante e ativista da Alemanha) e Kylie Minogue (estrela pop da Austrália).

    Segundo a divulgação feita pela Mattel, as homenageadas são mulheres que “quebraram barreiras e são fontes de inspiração para as futuras gerações, com o objetivo de lembrar às meninas que elas podem ser o que quiserem”.

    Quando ficou sabendo que receberia a boneca, o pai de Maira Gomez te deu um conselho: agradecer e falar sobre a cultura. “Ele disse assim, ‘você tá recebendo [a boneca], é uma grande oportunidade de representar os povos indígenas, as mulheres através da boneca e fazer com que você consiga mais visibilidade pra mostrar a nossa cultural’.”

    A iniciativa foi lançada em 2015 e já homenageou outras quatro brasileiras: a surfista Maya Gabeira, a Dra. Jaqueline Goes (que liderou o sequenciamento do genoma de uma variante do Covid-19 no Brasil), a professora Doani Emanuela Bertan e a cantora IZA.

    Por fim, Maira espera que sua boneca sirva para que meninos e meninas “nunca deixem de acreditar em seus sonhos”. “Você pode ser tudo aquilo que você quiser, seja em qual profissão você quer exercer ou se você deseja conquistar alguma coisa. Conforme você for lutando, você vai conseguir. Eu, por exemplo, sonhava, mas não acreditava. Hoje eu tô aqui com a boneca do meu lado e é muito importante porque representa muito a minha cultura e é fazendo essa luta para que mais pessoas conheçam e valorizem mais a cultura indígena.”

    O aniversário de 65 anos da Barbie será no próximo sábado (09).

    Tópicos