Espetáculo premiado “Brenda Lee e o palácio das princesas” vira livro
Com texto da dramaturga Fernanda Maia, enredo é inspirado em personagem real que viveu em São Paulo nos anos finais da ditadura
O espetáculo de teatro premiado “Brenda Lee e o palácio das princesas“, do grupo Núcleo Experimental, ganhou uma versão em livro, pela editora Ercolano, que foi divulgada nesta terça-feira (5).
Com dramaturgia de Fernanda Maia e direção de Zé Henrique de Paula, o musical rendeu à protagonista Verónica Valenttino os prêmios Bibi Ferreira de atriz revelação e Shell de melhor atriz.
Além deles, a peça também recebeu o Bibi Ferreira de melhor roteiro e o APCA de melhor espetáculo de 2023.
O texto do livro é também da dramaturga Fernanda Maia; as músicas são do compositor Rafa Miranda.
O enredo é inspirado em uma personagem real, a travesti Brenda Lee, e se passa nos anos finais da ditadura, entre 1980 e 1990, quando o preconceito e a violência contra a população trans se intensificou no Brasil.
Depois de ser expulsa de casa, Brenda chega em São Paulo, onde se estabelece e cria uma casa de acolhimento para travestis, muitas delas portadoras do vírus HIV e sem recursos para o tratamento.
As sete travestis, todas com nomes de princesas de contos de fadas, narram suas histórias em canções memoráveis, apresentadas em um cabaré.
FICHA TÉCNICA
TÍTULO: “Brenda Lee e o palácio das princesas”
TEXTO: Fernanda Maia
MÚSICAS: Rafa Miranda
APRESENTAÇÃO E PREFÁCIO: Fernanda Maia e Amara Moira
PROJETO GRÁFICO: Estúdio Margem
DIAGRAMAÇÃO: Nina Nunes e Joyce Kiesel
ILUSTRAÇÃO: Laerte Késsimos
NÚMERO DE PÁGINAS: 144
PREÇOS: R$ 69,20