Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Desemprego nos EUA cai a 3,9%, mas criação de vagas em dezembro decepciona

    Ano de 2021 teve um recorde de empregos no país, com a geração de 6,4 milhões de vagas

    Taxa de desemprego atingiu menor valor desde o início da pandemia
    Taxa de desemprego atingiu menor valor desde o início da pandemia Brian Snyder/Reuters

    Anneken Tappedo CNN Business

    A economia dos Estados Unidos criou 199.000 empregos em dezembro, informou o Departamento do Trabalho nesta sexta-feira (7). Esse foi o menor número de empregos adicionados em qualquer mês de 2021, mas a taxa de desemprego caiu no país.

    O resultado ficou aquém das expectativas do mercado. Os economistas haviam previsto um crescimento do emprego de cerca de 400 mil vagas, mais que o dobro do reportado.

    Mesmo assim, 2021 ficará para a história como um ano de crescimento recorde de empregos. Os Estados Unidos criaram 6,4 milhões de empregos no ano passado, o maior desde que os registros começaram em 1939.

    Já a taxa de desemprego caiu para 3,9% em dezembro, marcando uma nova baixa da era pandêmica.

    No início da semana, o Relatório de Emprego do ADP contabilizou mais de 800.000 empregos no setor privado em dezembro, o que havia aumentado as esperanças de um bom final de ano.

    A indústria de lazer e hospitalidade liderou os ganhos de empregos, com modestos 53.000 pessoas adicionadas, mas a indústria permanece com queda de 1,2 milhão de vagas em comparação com o período pré-pandemia.

    Serviços profissionais e empresariais, manufatura, construção e transporte e armazenamento também criaram empregos no mês passado.

    Mas os ganhos subestimados enviam uma mensagem clara: a recuperação ainda não está completa.

    No final do 2021, o país ainda estava com menos 3,6 milhões de empregos em comparação com antes da pandemia, em fevereiro de 2020.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original