Botafogo vence Fluminense, mas é eliminado no Carioca
Marlon Freitas, duas vezes, Raí e Emerson Urso marcam os gols da vitória do Glorioso
O Botafogo venceu o Fluminense por 4 a 2 neste domingo (3) pela 11ª rodada do Campeonato Carioca. No Maracanã, Marlon Freitas, duas vezes, Raí e Emerson Urso fizeram os gols do Botafogo, enquanto Lelê e John Kennedy descontaram para o Fluminense.
Mesmo com a vitória, o Botafogo não conseguiu se classificar às semifinais do Campeonato Carioca. Isso porque o Vasco goleou a Portuguesa e garantiu a última vaga. Por fim, o Glorioso terminou em quinto lugar com 20 pontos conquistados.
O Fluminense já estava garantido nas semifinais e acabou a primeira fase em quarto lugar. Agora o Tricolor enfrenta o Flamengo, que foi o campeão da Taça Guanabara, na semifinal.
As semifinais do Campeonato Carioca começam no próximo fim de semana, nos dias 9 e 10 de março, com confrontos e horários ainda a definir. Os jogos de volta serão nos dias 16 e 17 de março.
Botafogo abre vantagem
Uma das novidades na equipe de Fábio Matias, Raí foi o responsável por colocar o Botafogo em vantagem. Logo aos três minutos, o camisa 75 teve liberdade pelo lado esquerdo e cruzou para a área. Marlon Freitas dominou e finalizou para abrir o placar no Maracanã. Na comemoração, o volante, que perdeu um familiar nesta semana, se emocionou.
Antes dos 15, o Alvinegro ampliou. Raí ficou com o rebote na entrada da área, após corte parcial de Antônio Carlos, e chutou forte, sem chances para Felipe Alves: 2 a 0 para o Botafogo. O goleiro do Fluminense ainda evitou o terceiro gol adversário, em ótima defesa em finalização de Marlon Freitas – novamente com espaço na entrada da área.
Fluminense encontra o caminho
O time de Fernando Diniz teve dificuldades para transformar a posse de bola em chances de gol, mas encontrou o caminho pelo lado esquerdo, com lançamentos para Lelê nas costas de Bastos. Foram três lances similares, nos quais o atacante do Fluminense saiu cara a cara com Gatito. O camisa 18 perdeu duas oportunidades incríveis, mas aproveitou o vacilo da defesa rival e descontou aos 24 minutos: 2 a 1. Após a parada técnica, a partida seguiu até o intervalo sem grandes emoções.
Controle alvinegro
Na volta do intervalo, o Botafogo teve o controle e as melhores oportunidades até a parada para hidratação, aos 25 minutos. O time de Fábio Matias aproveitou os espaços na entrada da área e finalizou com perigo algumas vezes, mas não conseguiu balançar a rede. Diego Hernández, Gregore, Emerson Urso, Mateo Ponte… Todos tentaram sem sucesso.
Pênalti de um lado…
Fernando Diniz, então, mexeu no Fluminense. Marquinhos, André e Martinelli entraram. Jhon Arias já havia sido acionado no primeiro tempo. O empate tricolor veio aos 38 minutos. Em cruzamento de Marquinhos, o árbitro viu empurrão de Damián Suárez em John Kennedy e marcou pênalti. O atacante foi para a cobrança e, de cavadinha, deixou tudo igual no Maracanã: 2 a 2!
Pênalti do outro!
A reação do Botafogo foi imediata. Kauê roubou a bola de André e, ao invadir a área, foi derrubado pelo volante do Fluminense. Pênalti marcado e cartão vermelho para o camisa 7 do Tricolor. Marlon Freitas deslocou Felipe Alves e marcou pela segunda vez na partida: 3 a 2.
Confusão e mais um gol
O clássico esquentou nos minutos finais, com uma confusão generalizada após Felipe Alves empurrar Yarlen, que estava caído no gramado, para fora do campo. Ainda teve tempo para Emerson Urso marcar de cabeça já nos acréscimos, aos 53, e garantir a vitória do Glorioso no Maracanã.
Fluminense 2 x 4 Botafogo
Fluminense
Felipe Alves, Guga (Martinelli), Marlon (Marquinhos), Antônio Carlos (André) e Alexsander (Marcelo); Lima, Terans e Renato Augusto; Douglas Costa (Jhon Arias), Lelê e John Kennedy – Técnico: Fernando Diniz.
Botafogo
Gatito Fernández; Mateo Ponte (Damián Suárez), Bastos, Halter (Jefferson) e Marçal; Gregore, Marlon Freitas, Kauê (Yarlen) e Diego Hernández (Hugo); Raí (Emerson Urso) e Janderson – Técnico: Fabio Matias.
Gols: Lelê (24’/1ºT), John Kennedy (38’/2ºT) do Fluminense; Janderson (3’/1ºT), Raí (15’/1ºT), do Botafogo
Cartão amarelo: John Kennedy, Lelê e Felipe Alves (FLU); Gregore, Halter, Marçal, Mateo Ponte, Emerson Urso, Gatito Fernández e Damián Suárez (BOT)
Cartão vermelho: André (FLU)
Público e renda: 19.764 pagantes / 21.492 presentes / R$ 1.014.427,50
Motivo: Jogo da 11ª rodada do Campeonato Carioca
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Data e hora: 3 de março de 2024, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Felipe Paludo
Assistentes: Carlos Henrique Alves de Lima Filho e Márcia Alves
Arbitro de vídeo: Rodrigo Carvalhães