Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Velocidade da reconstrução vai no ritmo da burocracia, diz prefeito de Itabuna

    Em entrevista à CNN, Augusto Castro (PSD) falou sobre trabalho de voluntários e atendimento às famílias da região

    Giovanna GalvaniJuliana Alvesda CNN , em São Paulo

    As chuvas arrefeceram nos últimos dias em Itabuna, cidade do sul da Bahia fortemente atingida pelas enchentes que devastaram a região.

    À CNN, o prefeito da cidade, Augusto Castro (PSD), afirmou que o foco agora está na reconstrução da infraestrutura e na recuperação de uma “normalidade” mínima à região.

    “A velocidade vai no ritmo da burocracia no Brasil. Não pode, dentro de uma emergência, ter uma demora nas respostas. Aqui lançamos um programa social de 3 mil reais, mas vamos fazer um aluguel social de 400, 500 reais para retirar essas pessoas das zonas de risco”, afirmou Castro.

    “Agora é a reconstrução, restabelecer aos poucos a normalidade. As duas pontes que ligam à área urbana de Itabuna foram fortemente danificadas, a zona rural e as estradas vicinais estão sem condições de trafegabilidade”, declarou. “A infraestrutura da cidade foi fortemente atingida.”

    Questionado sobre as ações coordenadas entre governo federal e estadual nesse caso, Augusto Castro afirmou que o município concentra-se em realizar um levantamento dos principais prejuízos para encaminhar às autoridades e, assim, receber os investimentos necessários.

    “[O custo previsto] ultrapassa mais de 120 milhões de reais. O governador Rui Costa (PT) tem feito uma ação de partilhar o prejuízo dessas fortes chuvas. Vamos encaminhar esses projetos de reestruturação de toda a cidade”, declarou.

    “O primeiro momento foi encaminhar ao governo federal o decreto de emergência. O ministro Joao Roma [da Cidadania] deu toda aa assistência. Estamos levantando um plano de trabalho para entregar na infraestrutura e na área habitacional. Nesse momento, precisamos socorrer e acolher”, complementou.

    Veja a entrevista completa no vídeo acima.

    Tópicos