Assembleia dos servidores e dados de inflação são destaques desta quarta-feira
Cenário econômico fica de olho na assembleia que decidirá possível paralisação categorias do funcionalismo público federal e no resultado do IGP-M
Assembleia que decidirá possível paralisação categorias do funcionalismo público federal e resultado de dados de inflação no Brasil movimentam mercado desta quarta-feira (29).
Começando pelo exterior, os futuros americanos abrem em leve alta, ainda puxados pelo tradicional rali de fim de ano e pela trégua no mercado de juros, que impulsiona as bolsas.
Traz um alívio um estudo da África do Sul que indicou que a variante Ômicron pode impulsionar em quatro vezes a resistência contra a variante Delta. O estudo sinaliza que a Ômicron pode tomar o lugar da Delta como dominante, reduzindo a incidência de casos de Covid-19 mais severos.
Na Europa, as bolsas operam mistas, em meio à alta em Nova York e aumento das restrições provocadas pela Ômicron. Os mercados da Irlanda e do Reino Unido voltaram a abrir após os feriados de Natal.
Na Ásia, bolsas fecharam em queda, em correção depois das altas dos últimos dias e influenciadas pela cautela sobre a variante Ômicron. Destaque para as injeções de liquidez do Banco Central chinês.
Brasil
No Brasil, investidores monitoram a assembleia de categorias do funcionalismo público federal às 10h30, que vai decidir sobre possível paralisação.
Depois de o governo prometer reajuste aos policiais federais, outras categorias passaram a cobrar reajustes. Os servidores da Receita Federal foram os primeiros a se mobilizar e 700 auditores já deixaram cargos de chefia. Analistas avaliam que a situação eleva o risco fiscal, já que, se o governo ceder aos pedidos, pode haver mais pressão sobre as contas públicas.
A Petrobras também está em destaque depois que a justiça do Rio de Janeiro concedeu liminar favorável ao pedido da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) para suspender o reajuste de 50% no preço do gás.
O Ibovespa tem leve alta de 0,03%, a 106.080 pontos, assim como leve alta do S%P Futuro, de 0,09%, a 4.790 pontos. O dólar tem leve queda de 0,08%, a R$ 5,63.
Agenda do Dia
A FGV divulgou nesta quarta-feira o IGP-M, índice de inflação conhecido por corrigir os alugueis. O índice avançou 0,87% em dezembro, após ficar quase estável em novembro, com leve alta de 0,02%. O resultado ficou acima da expectativa do mercado, que esperava alta de 0,65%.
O índice foi puxado pelo aumento dos preços ao produtor, com destaque para os bovinos, que subiram 11,69% com a retomada de exportações a China. A alta do café, de 12% e da cana, de quase 3%, afetadas por geadas e secas também pressionaram o índice.
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) destaca ainda que a alta de 57,13% da cana no ano e de 152,35% do café ajudam a explicar a alta do índice de mais de 20% no ano.
Na agenda desta quarta-feira tem ainda o resultado do tesouro de novembro e o fluxo cambial semanal, às 14h30. Acontece hoje também o leilão do Bloco 3 da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE), para concessão de serviços de água e esgoto na Zona Oeste do Rio e em mais 20 municípios do estado.
Nos Estados Unidos tem os resultados da balança comercial, das vendas de casas pendentes e os estoques de petróleo.