E Tem Mais realiza retrospectiva de política, com Iuri Pitta
Iuri Pitta, analista de política da CNN, ajuda a entender os principais fatos políticos do ano e o que esperar para 2022
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira faz uma retrospectiva da política brasileira em 2021. É hora de lembrar fatos marcantes que definiram os rumos do país nos últimos 12 meses.
O Congresso passou por mudança de comando. O governo federal aprofundou a relação com o Centrão no Legislativo. Já Executivo e Judiciário protagonizaram embates importantes. A tensão chegou ao ápice nas ameaças de Jair Bolsonaro contra ministros do Supremo durante manifestações de 7 de setembro.
E 2021 também foi ano pré-eleitoral. Lula e Moro surgiram como adversários do atual presidente na corrida pelo Planalto de 2022. Ciro Gomes, João Doria e Simone Tebet correm por fora. Mas não acabou por aí, já que a Covid-19 também teve papel importante na agenda nacional. A CPI da Pandemia, por exemplo, revelou indícios de superfaturamento e cobrança de propina em contratos de compra de vacinas do governo federal.
Tivemos, também, plano de saúde forçando a prescrição de medicamentos ineficazes contra a covid-19 a seus pacientes. E como se não fosse suficiente, ainda tivemos o debate sobre as mudanças climáticas. Nele, o Brasil voltou ao centro das atenções: novos recordes de desmatamento, ação ilegal de garimpeiros e ataques a povos indígenas convivendo com as promessas de aumento das metas de preservação e de redução nas emissões de gases do efeito estufa.
Para analisar tudo isso e muito mais, já de olho no que virá em 2022, participa do episódio Iuri Pitta, analista de política da CNN.
Conheça os podcasts da CNN Brasil:
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.