Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula diz que não esperava que Netanyahu compreendesse sua fala: “Sei o que ele pensa ideologicamente”

    Durante viagem para África, presidente afirmou que “o que está acontecendo na Faixa Gaza não existe em nenhum outro momento histórico, aliás, existiu, quando Hitler resolveu matar os judeus”

    Pedro Teixeirada CNN , Brasília

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, durante entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, da RedeTV, exibida nesta terça-feira (27), que mantém a fala sobre o que ele avalia ser um genocídio de Israel na Faixa de Gaza e que não esperava que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, compreendesse sua declaração.

    “Eu diria a mesma coisa, porque é exatamente o que está acontecendo na Faixa de Gaza”, declarou o presidente.

    Lula ainda completou: “Eu não esperava que o governo de Israel fosse compreender. Eu conheço o cidadão (Netanyahu), sei o que ele pensa ideologicamente.”

    Para o presidente brasileiro, a guerra em Gaza é um conflito de um Exército altamente preparado contra mulheres e crianças.

    “Não podemos ser hipócritas de achar que uma morte é diferente da outra. Você não tem em Gaza uma guerra de Exército altamente preparado contra Exército altamente preparado, você tem uma guerra de Exército altamente preparado contra mulheres e crianças”, disse Lula.

    O chefe de Estado do Brasil ainda questionou o número de integrantes do Hamas que teriam sido apresentados como mortos por Israel.

    “Quantas pessoas do Hamas foram apresentadas mortas? Você inventa determinadas mentiras e passa a trabalhar como se fosse verdade”, disse o presidente.

    Lula também ressaltou que não usou a palavra “holocausto” em referência às ações de Israel. “Primeiro, eu não disse a palavra holocausto, isso foi interpretação do primeiro-ministro de Israel, não foi minha”, alegou o presidente.

    Referência a Hitler

    Em seu discurso na Etiópia no último dia 18, que gerou conflito com o governo de Netanyahu, Lula afirmou que “o que está acontecendo na Faixa de Gaza não é uma guerra, mas um genocídio” e fez referência às ações do ditador nazista Adolf Hitler contra os judeus.

    “O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse ele, motivando respostas e condenações por parte do governo israelenses e entidades judaicas.

    Tópicos