Quem é André Silva, novo reforço do São Paulo para o ataque
Atacante de 26 anos construiu carreira profissional em Portugal e reforça o Tricolor
O São Paulo anunciou nesta terça-feira (5) mais um reforço para a sequência da temporada: o atacante André Silva, de 26 anos. Desconhecido de boa parte do torcedor brasileiro, o centroavante construiu carreira profissional em Portugal.
Até chegar à Europa, porém, André Oliveira e Silva, natural de Taboão da Serra (SP), rodou pelas categorias de base do Atlético Diadema e do Internacional, além de uma breve passagem pelo time B do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.
Desembarcou em Portugal na temporada 2017/2018, quando marcou cinco gols em 21 partidas pelo time B do Rio Ave. Na temporada seguinte, foram quatro gols em 32 jogos, alternando entre o profissional e os times B e sub-23.
Na sequência da carreira, colaborou com dois acessos para o Arouca, além de ajudar a equipe a se manter na primeira divisão com um 15º lugar. Foram 21 bolas nas redes e mais cinco assistências em 80 confrontos ao longo de três anos entre 2019/20 e 2021/2022.
André Silva deslanchou mesmo com a camisa do Vitória de Guimarães. Em 2023/2023, foram seis gols e quatro assistências em 32 partidas somando Conference League, Campeonato Português, Taça de Portugal e Taça da Liga de Portugal.
Já na atual época, foram 13 gols e duas assistências em 28 jogos. Atualmente, o Vitória de Guimarães é o quinto colocado no Campeonato Português, semifinalista da Taça de Portugal, caiu para o Tondela na segunda eliminatória da Taça da Liga e foi eliminado pelo Celje, da Eslovênia, na segunda pré-eliminatória da Conference.