Vitória dos Lakers sobre os Spurs tem feito de Wembanyama e top 3 para LeBron
Franquia californiana fez 123 a 118 sobre o rival texano
O Los Angeles Lakers segue em campanha de recuperação na Conferência Oeste e venceu o San Antonio Spurs na madrugada deste sábado (24) por 123 a 118. A partida ainda ficou marcada por grandes feitos de Victor Wembanyama e LeBron James para a história da NBA.
A jovem estrela europeia conseguiu um 5×5 — ou seja, uma partida atingindo ao menos cinco em cinco quesitos diferentes. Em apenas 30 minutos e 55 segundos na Crypto.com Arena, em Los Angeles, o pivô francês teve 27 pontos, dez rebotes (nove defensivos e um ofensivo), oito assistências, cinco tocos e cinco roubos.
Esses números fazem de Wemby o jogador mais jovem a atingir um 5×5 — aos 20 anos e 50 dias, bateu o recorde que pertencia a Andrei Kirilenko (22 anos e 288 dias). Além disso, ele foi quem precisou de menos tempo dentro de quadra para chegar ao feito.
Também igualou uma marca que era exclusiva de Hakeem Olajuwon — o lendário pivô do Houston Rockets fez quatro vezes uma partida de ao menos 25 pontos, dez rebotes, cinco assistências, cinco roubos e cinco tocos. The Dream precisou do 205º jogo para conseguir o primeiro, enquanto o francês, apenas 51.
Foram apenas 22 five-by-five desde que a NBA passou a contabilizar oficialmente tocos e roubos a partir da temporada 1973/74, e Wembanyama é apenas o 15º jogador a anotar um deles. O pivô bósnio Jusuf Nurkic, na vitória do Portland Trail Blazers sobre o Sacramento Kings, em janeiro de 2019, tinha protagonizado o último.
O pivô dos Spurs ainda igualou Michael Jordan como únicos jogadores a terem partidas consecutivas de ao menos cinco tocos e cinco roubos.
“Para mim, é secundário. Espero que, no futuro, possamos olhar para trás e ver isso como um bom desempenho, mas não posso ficar satisfeito com uma derrota”, declarou a jovem estrela.
“Ele não tem teto. Ele pode fazer o que quiser em sua carreira. Parece que ele gosta do jogo. Parece que ele se esforça, apenas olhando de fora. Eu disse há muito tempo o quão especial ele era, e é realmente simples assim”, disse LeBron James, que também teve motivos para celebrar.
O craque se tornou o terceiro jogador com mais bolas de três pelos Lakers, atrás apenas de Kobe Bryant e Derek Fisher. O top 10 conta ainda com Nick Van Exel, Byron Scott, Kentavious Caldwell-Pope, Kyle kuzma, Eddie Jones, Rick Fox e Nick Young.