Relatório médico mostrado à mãe de Navalny indica morte por causas naturais, diz porta-voz
Ocidente colocou em dúvida circunstâncias da morte do principal opositor do governo russo
A mãe de Alexey Navalny, Lyudmila Navalnaya, viu o relatório médico do filho, que afirmava que a causa da morte foi devido a causas naturais, disse o porta-voz do então principal opositor do governo russo.
“O relatório médico sobre a morte mostrado à mãe de Alexey Navalny afirmava que as causas da morte eram naturais”, postou Kira Yarmysh no X, antigo Twitter, nesta quinta-feira (22).
Navalny foi detido e enviado para uma prisão russa em 2021, depois de ter voltado da Alemanha à Rússia, onde se recuperava de um envenenamento por Novichok, atribuindo o ato ao governo russo. O Kremlin negou repetidamente qualquer envolvimento no caso.
Uma investigação conjunta da Bellingcat e da CNN descobriu que uma equipa de elite do serviço de segurança FSB da Rússia, composta por cerca de seis a 10 agentes, tinha seguido Navalny durante mais de três anos.
Um desses agentes revelou que o agente nervoso letal Novichok tinha sido plantado na cueca do ativista.
As preocupações com sua saúde aumentaram no início de abril de 2023, quando sua equipe relatou que ele estava enfrentando graves problemas estomacais e havia perdido peso.
Na sexta-feira, o serviço penitenciário russo disse que Navalny “sentiu-se mal depois de uma caminhada” e perdeu a consciência “quase imediatamente”.
As autoridades afirmaram ainda que estão investigando sua “morte súbita”. O Hospital Municipal de Labytnang disse à mídia estatal russa RIA Novosti que estava tentando ressuscitar Navalny por mais de meia hora.