Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Biden chama Putin de “FDP louco”; Kremlin diz que fala é “enorme vergonha” para EUA

    Governo russo destacou que democrata tem comportamento no estilo de um cowboy de Hollywood

    Anna Chernovada CNN

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chamou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, de “maluco filho da ****” em um evento de arrecadação de fundos na quarta-feira (21) em São Francisco, atraindo duras críticas do Kremlin.

    De acordo com repórteres que viajam com o presidente, Biden disse: “Temos um maluco FDP, aquele cara, Putin, outros. E temos sempre que nos preocupar com um conflito nuclear. Mas a ameaça existencial à humanidade é o clima”.

    Em resposta, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que as declarações “grosseiras não ofenderiam de forma alguma o chefe de outro país, especialmente o presidente Putin, mas isso é uma enorme vergonha para o país”.

    “Claramente, o Sr. Biden está demonstrando um comportamento no estilo de um cowboy de Hollywood para atender aos interesses políticos internos”, pontuou o porta-voz nesta quinta-feira (22), respondendo a uma pergunta de um repórter da rede estatal Rússia 1.

    Vladimir Putin, por sua vez, disse que a fala mostra o porquê de o Kremlin achar que, para a Rússia, Biden seria um futuro presidente dos Estados Unidos preferível a Donald Trump.

    “Estamos prontos para trabalhar com qualquer presidente. Mas acredito que, para nós, Biden é um presidente preferível para a Rússia e, a julgar pelo que ele acabou de dizer, estou absolutamente certo”, avaliou Putin à televisão estatal, com um leve sorriso.

    “Não é como se ele pudesse me dizer: ‘Volodya, obrigado, muito bem, você me ajudou muito’. Você me perguntou o que é melhor para nós. Eu disse isso e ainda acho que posso repetir: Biden”, concluiu.

    *Samantha Waldenberg, da CNN, contribuiu para esta notícia

    *com informações da Reuters

    Tópicos