Chuvas em São Paulo causa desabamentos e deixa desabrigados
Municípios do estado chegam a registrar mais de 120 mm de chuva nas últimas 24 horas
A cidade de São Paulo registrou chuvas intensas que resultaram em grandes estragos nesta última semana. Segundo a Defesa Civil do Estado, nas últimas 24 horas, Aparecida acumulou 125 mm de chuva, Potim 119 mm, Guaratinguetá 114 mm, Roseira 112 mm, Campos Do Jordão 99 mm, Lorena 98 mm, Canas 77 mm, Bragança Paulista 75 mm e São Paulo 50 mm.
Outros municípios do interior do estado também foram afetados. Em São José dos Campos, a chuva ocasionou pontos de alagamentos, queda de árvores e desabamento na região. Segundo a Defesa Civil Municipal, a estrutura de um posto de combustível localizado no centro da cidade desabou durante as intensas chuvas e ventanias, no entanto, não houve registro de vítimas.
Conforme a Defesa Civil do Estado, ainda na região central do município, uma casa foi invadida pela chuva e precisou ser interditada como forma de prevenção, o que deixou ao menos quatro pessoas desabrigadas, que foram acolhidas e encaminhadas ao abrigo do serviço social.
Segundo o órgão, as chuvas também atingiram as cidades de Santana de Parnaíba, próximo ao bairro Jaguary, e Monteiro Lobato, na via SP-50, no trecho do km 100. Ambas registraram deslizamentos de terra, a Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros foram acionados para normalizar as vias, que ficaram totalmente interditadas.
Outros chamados registrados incluíram deslizamentos de terra e alagamentos pela cidade de São Paulo, como em Várzea Paulista, onde quatro residências, próximas ao bairro Vila Real, foram atingidas. A equipe da Defesa Civil Municipal foi acionada e interditou preventivamente as moradias. No total, onze pessoas ficaram desabrigadas.
Aparecida, no Vale do Paraíba, lidera registros de chuva
Em Aparecida, no interior da Grande SP, fortes chuvas vêm causando enxurradas e pontos de alagamentos. Conforme a Defesa Civil de São Paulo, apenas nas últimas 24 horas, o município registrou mais de 120 mm de acumulados de chuva.
Durante as chuvas, um deslizamento de talude atingiu os fundos de uma residência, no bairro Parque Residencial Itaguassu, e deixou quatro pessoas desabrigadas, conduzidas para o abrigo localizado na região.
Na tarde da última terça-feira (20), outro caso foi registrado após uma idosa morrer na tentativa de salvar o neto ao ser arrastada por uma enxurrada causada por fortes chuvas no município. A Defesa Civil informou que equipes permanecem em campo apoiando a população afetada, além de contabilizar os prejuízos.