Rússia não tem munição suficiente para guerra contra a Ucrânia, diz Ocidente
Escassez de armamentos também é enfrentada pelos ucranianos, que aguardam liberação de mais recursos bilionários vindos dos EUA
A Rússia não tem produção suficiente de munição doméstica para atender às suas necessidades em sua guerra contra a Ucrânia, mas o presidente Vladimir Putin não desistiu de suas esperanças de subjugar o país, disseram autoridades ocidentais nesta quarta-feira (21).
A indústria militar da Rússia também está lutando contra o impacto das sanções, disseram as autoridades, acrescentando que a incapacidade do país de acessar os componentes ocidentais está minando sua capacidade de produzir novos sistemas e reparar os antigos.
O resumo das autoridades ocidentais da situação ocorre quando a guerra na Ucrânia entra em seu terceiro ano, com a Rússia em ascensão depois de assumir o controle da cidade ucraniana de Avdiivka e em meio a avisos de que a Ucrânia também está ficando sem munição.
“Não acreditamos que a Rússia tenha um plano significativo além de continuar a lutar na expectativa de que os números de mão de obra e equipamentos russos vão dizer”, disse uma autoridade, falando sob condição de anonimato.
A escassez de suprimentos da Ucrânia entrou em foco com sua dependência do apoio ocidental para dinheiro e equipamentos, especialmente com disputas políticas em Washington impedindo que US $61 bilhões chegassem em ajuda dos EUA.
Os projéteis de artilharia são escassos. Especialistas e soldados na linha de frente estimam que a artilharia da Rússia está agora disparando cinco vezes mais do que a Ucrânia.
No entanto, as autoridades ocidentais disseram que a Rússia também estava sofrendo problemas, já que as sanções atingem duramente a produção militar, causando atrasos e aumentando os custos, o que significa que não poderia acompanhar as demandas da guerra.
Uma consequência foi que Moscou estava requisitando equipamentos militares destinados a aliados estrangeiros, disseram eles. Em março passado, a Força Aérea da Índia disse que a Rússia não conseguiu entregar suprimentos vitais que havia comprometido aos militares indianos por causa da guerra na Ucrânia.
“As capacidades domésticas de produção de munição da Rússia são atualmente insuficientes para atender às necessidades do conflito na Ucrânia”, disse uma autoridade.
Apesar dos problemas, os objetivos de Putin permaneceram inalterados, advertiram as autoridades, dizendo que não acreditavam que a Rússia tivesse desistido de seus objetivos de subjugar a Ucrânia.