Ibovespa encerra em alta de 0,24% com feriado nos EUA; dólar recua a R$ 4,96
Investidores acompanham dados domésticos de atividade econômica e esperam por ata do Fed, na quarta (21)
O Ibovespa fechou em alta e o dólar caiu ante o real nesta segunda-feira (19), em dia de menor fluxo de negócios com bolsas fechadas nos Estados Unidos pelo feriado do Dia do Presidente.
Ainda no cenário internacional, as atenções à agenda do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA), que na quarta (21) divulga ata do último encontro que encerrou com a manutenção dos juros no atual patamar. Investidores buscam novas pistas sobre os próximos passos da política monetária, sobretudo com o início dos cortes.
Sem a referência em Wall Street, o principal índice do mercado doméstico fechou com alta de 0,24%, aos 129.035 pontos.
Já o dólar registrou perda de 0,11%, negociado a R$ 4,962 na venda, em sessão que oscilou em margens estreitas ante o real.
Sem atividades em Wall Street, o foco se volta para a quarta-feira (21), quando o Fed divulga a ata de sua última reunião sobre a política monetária.
Na ocasião, a autoridade monetária optou por manter inalteradas as taxas de juros da economia americana entre 5,25% e 5,50% ao ano.
A expectativa é grande, visto que o documento por trazer pistas sobre os próximos passos da instituição. Tudo isso após dados de atividade e de inflação acima do esperado na semana passada.
Segundo dados do FedWatch, do grupo CME, o início do corte dos juros deve ficar apenas para julho.
As principais ações do mercado fecharam em direção oposta, com Vale (VALE3) perdendo 0,28%, em linha com o recuo do minério de ferro no mercado global.
Por outro lado, Petrobras (PETR4) subiu 0,43%, acompanhando a alta do petróleo.
Prévia do PIB mostra alta
Considerado como uma “prévia do PIB”, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou crescimento de 2,45% em 2023. Em dezembro, o índice apresentou avanço de 0,82% na comparação com o mês anterior, resultado acima das expectativas da pesquisa Reuters, que projetava um avanço de 0,75% no mês.
Com isso, o IBC-Br terminou o quarto trimestre de 2023 com expansão de 0,22% em relação aos três mês anteriores, também em dados dessazonalizados.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará em 1° de março os números oficiais do PIB em 2023. Em 2022, o PIB brasileiro cresceu 3%.
*com informações da Reuters.