Pedro Cardoso critica streaming que exibe “A Grande Família”; entenda
Intérprete de Agostinho Carrara, ator reclamou de ter sido "cortado" de cartaz da série de televisão
Pedro Cardoso, intérprete do personagem Agostinho Carrara em “A Grande Família“, usou seu perfil no Instagram para reclamar do Globoplay, serviço de streaming que hospeda a série de televisão. Segundo ele, sua imagem foi cortada propositalmente de um cartaz que apresenta a produção para os usuários da plataforma.
Pedro Cardoso publicou um print de sua imagem cortada do cartaz promocional e disse que o corte não foi “acidental” e teve o objetivo de o “apagar da história”. Além disso, refletiu sobre como “a lei permite que o comerciante investidor se faça dono de obra chamada coletiva”, se referindo ao streaming.
“O sistema jurídico atual autoriza o comerciante investidor a se apossar da totalidade da titularidade da criação do artesão. E, mesmo que a lei proteja o direito moral – que garantiria ao autor sua autoria sobre a obra – a lei permite que o comerciante investidor se faça dono de obra chamada coletiva. E, para além da lei, ainda o poder econômico permite o abuso de a obra ser modificada pelo comerciante investidor a contra gosto de seu autor, o artesão.”, começou ele.
“Eu me insurjo contra a ilegalidade legalizada do direito autoral desde o meu primeiro dia na profissão. E acumulo derrotas. O apagamento da minha figura no cartaz promocional de ‘A Grande Família’ não é acidental. É determinação de me apagar da história. Patético!”, completou.
Confira na íntegra:
Sucesso nacional, “A Grande Família” foi exibida na TV Globo entre 2001 e 2014. A série acompanha a família Silva, tipicamente brasileira, que mora em um subúrbio na Zona Norte do Rio de Janeiro. Seus membros precisam conviver com suas diferenças e ajudar uns aos outros a contornar as situações mais inusitadas.