Entenda polêmicas com músicas do novo álbum do Kanye West
Cantor teve produções excluídas de plataformas de streaming entre a quarta e a quinta-feira desta semana
O rapper norte-americano Kanye West, de 46 anos, está envolvido em uma nova polêmica nesta semana. Desta vez o caso é sobre o lançamento do novo álbum dele, “Vultures 1”.
A produção feita em colaboração com o rapper Ty Dolla Sign, de 41 anos, foi removida totalmente na tarde desta quinta-feira (15) do iTunes e do Apple Music e já teve uma música retirada do Spotify.
Mas as polêmicas sobre o álbum já duram meses. Entenda abaixo.
Antissemitismo
West vinha tendo dificuldades para formar um contrato com uma distribuidora devido a algumas de suas falas apontadas como antissemitas.
Potenciais parceiros se recusaram a trabalhar com ele no álbum nos últimos meses por causa de algumas declarações.
Distribuidora
Depois de diversas tentativas, “Vultures 1” foi lançado no último sábado (10) por meio da empresa Fuga, plataforma de tecnologia e distribuição para gravadoras, segundo apontam Billboard e Variety.
No entanto, a empresa diz que se negou a fazer o lançamento no ano passado e que está trabalhando ativamente para remover o álbum de seus sistemas.
A ação seria uma possível explicação para o sumiço do álbum de algumas plataformas de streaming.
Plágio
Na quarta-feira (14), fãs perceberam que a faixa “Good (Don’t Die)” havia sido removida do Spotify. Apesar disso, ela permanece em outros serviços de streaming, incluindo o YouTube (abaixo).
A música sofre acusação de plágio do sucesso de 1977 “I Feel Love”, de Donna Summer.
O cantor teria solicitado permissão para samplear a canção, mas foi negado.
O perfil oficial da cantora nas redes sociais acusa West de mudar a letra para tentar burlar as leis de direitos autorais.
“Ele mudou a letra, fez alguém cantá-la novamente ou usou inteligência artificial, mas é ‘I Feel Love’… Violação de direitos autorais”, publicou no Story do Instagram.
*Publicado por Pedro Jordão, da CNN em São Paulo