Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Goleiros poderão receber cartão azul, caso aprovado; entenda como seria

    Possível nova regra tem causado polêmica no mundo do futebol

    Luccas Oliveirada CNN

    Nem os goleiros serão isentos de receber um cartão azul, caso a polêmica atualização na regra do futebol seja aprovada pelo International Football Association Board (Ifab), órgão que define as leis do jogo.

    A novidade, que já vem causando debate antes mesmo de ser anunciada, torna passível de punição com o novo cartão faltas apelativas, que impedem chances claras de gol, e reclamações acima do tom com árbitros.

    O jogador punido com o cartão azul, então, ficaria de fora da partida por 10 minutos, antes de retornar ao gramado. Além disso, nenhum jogador penalizado pode ser substituído até que o seu período de afastamento termine, segundo o jornal inglês “The Guardian”.

    O que fazer caso um goleiro receba cartão azul?

    Assim, no caso da punição de goleiros, os treinadores teriam duas opções para não deixar o gol aberto por 10 minutos:

    • utilizar um jogador de linha na posição de goleiro enquanto o período da punição estivesse em vigor
    • substituir um jogador de linha permanentemente por um goleiro reserva; assim, quando acabasse o período de punição, teria que fazer uma nova troca (caso disponível), substituindo um dos goleiros por um jogador de linha reserva

    Anúncio do cartão azul é adiado após críticas

    O anúncio da aprovação do cartão azul para testes — inicialmente, em jogos das categorias de base — seria feito na última sexta-feira (9) pelo Ifab, mas a publicação foi adiada por tempo indefinido.

    O assunto voltará a debate na reunião geral anual do Ifab, no começo de março.

    Ainda segundo o “The Guardian”, o adiamento veio após o vazamento da notícia sobre os testes com cartão azul em veículos de mídia, na última quinta-feira. De acordo com fontes do jornal, a reação negativa do mundo do futebol forçou a mudança de planos.

    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

    Tópicos