Carnaval: Saiba detalhes sobre a apuração dos desfiles das escolas de São Paulo
Agremiações são avaliadas em nove quesitos; duas últimas colocadas caem para o grupo de acesso
A cidade de São Paulo irá conhecer nesta terça-feira (13) a escola de samba campeã do Carnaval 2024. Ao todo, 14 agremiações disputam o título, que será definido após o julgamento de nove quesitos. A apuração está prevista para iniciar às 16h no Sambódromo do Anhembi.
De acordo com o regulamento da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga), os nove quesitos –harmonia, samba-enredo, bateria, enredo, fantasia, alegoria, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente e evolução– serão avaliados por quatro jurados.
O regulamento prevê que os jurados aplicarão notas de 8 a 10, graduadas em escalas decimais, sendo que a menor nota será descartada a cada rodada do julgamento.
No caso de empate, as notas descartadas serão contabilizadas. Permanecendo o empate, o critério para o desempate será estabelecido de acordo com as notas dos quesitos específicos em ordem já sorteada, de conhecimento das escolas de samba.
Segundo a Liga, as duas escolas de samba que obtiverem as duas menores pontuações serão rebaixadas e disputarão o grupo de acesso no Carnaval 2025. A campeã e a vice do grupo de acesso deste ano concorrerão na elite do Carnaval paulista no próximo ano.
O desfile das Campeãs do Carnaval de 2024 será realizado no próximo sábado (17), às 20h, e contará com a participação das cinco primeiras colocadas no grupo especial, as duas primeiras do grupo de acesso II e a campeã e a vice do grupo de acesso I.
As escolas do grupo especial que desfilaram no Sambódromo do Anhembi neste ano são:
- Camisa Verde e Branco
- Barroca Zona Sul
- Dragões da Real
- Independente Tricolor
- Acadêmicos do Tatuapé
- Mancha Verde
- Rosas de Ouro
- Vai-Vai
- Tom Maior
- Mocidade Alegre
- Gaviões da Fiel
- Águia de Ouro
- Império de Casa Verde
- Acadêmicos do Tucuruvi
(Publicado por Marcos Guedes)