O que é disgeusia? Entenda o distúrbio da cantora Thalía
A atriz e cantora afirmar que não consegue parar de sentir o gosto de sal e metal na boca
A cantora e atriz mexicana Thalía informou recentemente em suas redes sociais que sofre de disgeusia.
Em vídeo publicado no TikTok no dia 31 de janeiro, a atriz disse ainda que, devido a esse diagnóstico, está com gosto de sal e metal na boca e que não consegue parar de sentir. Thalía perguntou a seus seguidores se alguém compartilhava dessa condição e os incentivou a compartilhar sua experiência.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisa Odontológica e Craniofacial, um dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH), nos Estados Unidos, a disgeusia é um distúrbio em que há um gosto ruim persistente na boca, que pode ser salgado, rançoso ou metálico. Detalha que a disgeusia às vezes é acompanhada pela síndrome de queimação na boca, que se caracteriza por sensação de dor e queimação na boca.
“Perder o paladar pode até afetar a saúde. Quando o sabor está ruim, você pode mudar seus hábitos alimentares adicionando açúcar ou sal aos alimentos para tentar torná-los mais saborosos. Você também pode comer muito ou pouco”, aponta o instituto.
Além disso, o NIH aponta também que existem outros tipos de distúrbios como a anosmia, que é a incapacidade total de detectar odores; hipogeusia, em que a capacidade gustativa é reduzida e ageusia, em que a pessoa perde completamente o paladar. Esses sintomas têm sido associados a pessoas com covid-19.
A Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos explica na sua página que na doença covid-19, a frequência de alterações do olfato e do paladar é elevada, predominando no sexo feminino em relação à influência do genero nos processos de reação inflamatória.
“Tudo isto indica que a anosmia pode ser incluída na lista dos principais sintomas da covid-19, sendo que a taxa de recuperação olfativa precoce pode chegar aos 44%”, detalha a Biblioteca Nacional de Medicina.
Além disso, a Biblioteca ressalta que diversos vírus podem levar à disfunção olfatória e, portanto, gustativa, por meio de uma reação inflamatória local na mucosa nasal e posterior desenvolvimento de rinorreia (congestão nasal e coriza).
Causas
O NIH detalha que algumas pessoas nascem com distúrbios do paladar, mas na maioria dos casos eles começam após uma lesão ou doença.
- Infecções do trato respiratório superior e ouvido médio.
- Radioterapia para câncer de cabeça e pescoço.
- Exposição a produtos químicos, como inseticidas e alguns medicamentos, incluindo antibióticos e anti-histamínicos.
- Ferimento na cabeça.
- Cirurgia de ouvido, nariz ou garganta ou extração de terceiro molar.
- Má higiene bucal e problemas dentários.