Estados Unidos realizam mais ataques contra alvos Houthi no Iêmen
Alvos eram mísseis “preparados para serem lançados contra navios no Mar Vermelho”
O Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM) afirma ter conduzido ataques de autodefesa contra alvos em áreas controladas pelos Houthi no Iêmen na sexta-feira (9), enquanto os EUA continuam a tentar degradar a capacidade dos grupos militantes apoiados pelo Irã de ameaçar o transporte marítimo na região.
De acordo com uma declaração do CENTCOM, os alvos eram duas embarcações móveis de superfície não tripuladas (USV), quatro mísseis de cruzeiro antinavio móveis e um míssil móvel de cruzeiro de ataque terrestre (LACM) que estavam “preparados para serem lançados contra navios no Mar Vermelho”.
O CENTCOM determinou que esses alvos “representavam uma ameaça iminente aos navios e navios comerciais da Marinha dos EUA na região”.
Os rebeldes Houthi do Iêmen, apoiados pelo Irã, afirmam que os seus ataques a navios no Mar Vermelho são uma resposta à campanha militar de Israel em Gaza. Há receios de que os ataques possam transformar a guerra de Israel contra o Hamas num conflito regional mais amplo.
Procurando evitar uma guerra regional com Teerã, os EUA não atacaram diretamente o Irã, perseguindo em vez disso alguns dos seus representantes mais poderosos na região.
O Irã financia, arma e fornece estes grupos em diferentes graus, mas a sua liderança não os controla diretamente.