“Estratégias para prevenir a gripe são iguais para a Ômicron”, diz especialista
Epidemiologista Wanderson de Oliveira destacou à CNN a importância de se manter o hábito da população de uso de máscaras para proteção de vírus respiratórios
Segundo o levantamento mais recentes da Agência CNN, quatro estados brasileiros enfrentam uma epidemia de gripe associado à variante H3N2 do vírus Influenza: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rondônia e Rio Grande do Norte.
Além disso, pelo menos três estados do país já confirmaram mortes de pessoas infectadas pela cepa.
Em entrevista à CNN, o epidemiologista Wanderson de Oliveira destacou que as estratégias para prevenir a gripe são as mesmas que para prevenir a Ômicron e a Covid-19.
“Uso de máscaras, evitar ficar em locais fechados, se estiver doente ficar em casa, procurar um médico e testar”, elencou o ex-secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
O especialista declarou que espera que seja criado um hábito permanente na sociedade de adotar certas medidas de proteção contra vírus respiratórios.
“Esse tipo de ação [uso de máscaras], para gerar uma mudança comportamental, é preciso ações de educação em saúde, comunicação do governo, que haja orientação para as pessoas”, pondera.
“Não é compreensível as pessoas não se protegerem. Não é compreensível os governos, sabendo disso, não alertarem as pessoas”, declarou Wanderson.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”605863″ title_galeria=”Cuidados básicos ajudam a prevenir a Covid-19 e a gripe”/]