FAB assina contrato para compra de míssil inteligente para aeronave F-39 Gripen
“Junção do armamento com o míssil Meteor aumentará o poder de combate e as chances de sucesso contra os possíveis oponentes”, destacou a Força Aérea Brasileira
A FAB (Força Aérea Brasileira) assinou na última sexta-feira (17) o contrato de compra de um novo lote de mísseis IRIS-T, do tipo ar-ar de curto alcance e de última geração. A instituição informou em nota que essa operação visa “dar continuidade ao processo de modernização de sua frota e armamentos”.
A nova aquisição “é um armamento essencial para ser utilizado em combate aéreo na aeronave F-39 Gripen”, disse a FAB. A nova ferramenta integrará o sistema de armas da FAB, que também já dispõe do míssil Meteor.
A Força Aérea destacou que esse é um míssil inteligente, com alta capacidade de manobra e resistente a contramedidas eletrônicas.
“Um de seus diferenciais é a possibilidade de acompanhamento do alvo com integração na mira do capacete do piloto e outros sensores”, destacou. “E, ainda, caracterizado por zonas de tiro significativamente aumentadas, alcance de aquisição aprimorado e maior precisão de acerto”.
A FAB disse que essas características proporcionam o engajamento com sucesso de alvos durante operações de combate em um ambiente com maciça interferência de contramedidas eletrônicas.
Dentre as principais características do míssil estão:
- Buscador imageador infravermelho;
- Acompanhamento do alvo com integração na mira do capacete do piloto e outros sensores;
- Comprimento de 2.936 mm;
- Diâmetro de 127 mm;
- Alcance máximo de 25 km;
- Alta capacidade de manobra, com empuxo vetorado.
Armamento da FAB
A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu o segundo lote do míssil Meteor, em 16 de dezembro, que visava equipar as aeronaves de caça F-39 Gripen, cujas primeiras quatro unidades foram entregues pela Saab, no dia 24 de novembro.
O primeiro lote havia sido comprado para o desenvolvimento da aeronave.
“Com o novo armamento, o Brasil dará um salto na capacidade de combate aéreo, cumprindo, assim, o objetivo de ser uma Força Aérea de grande poder dissuasório, operacionalmente moderna e atuando de forma integrada para a defesa dos interesses nacionais”, declarou a FAB.
O Meteor é um míssil BVR (da sigla em inglês, Beyond-Visual-Range), que significa além do alcance visual, e oferece capacidade contra alvos a longa distância, como caças, Veículos Aéreo Remotamente Pilotados (VARP) e mísseis de cruzeiro, em um ambiente com maciça interferência de contramedidas eletrônicas.
“A junção dos dois armamentos [Meteor e IRIS-T], portanto, aumentará o poder de combate e as chances de sucesso contra os possíveis oponentes”, destacou a FAB.