Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    NFL: veja valor bilionário que “efeito Taylor Swift” gerou ao Kansas City Chiefs

    Presença da cantora nos jogos impacta também a economia do esporte

    Mateus Moreirada Itatiaia

    [cnn_galeria template_part='highlight' active='' id_galeria='3810305' html_id_prefix='featured_' ]

    Taylor Swift passou a ser assunto frequente na NFL, desde que passou a marcar presença nos jogos, após assumir relacionamento com o tight end Travis Kelce, do Kansas City Chiefs. Para além do delírio dos fãs, Swift impacta, também, a economia do esporte.

    No último 2 de outubro, Taylor esteve no MetLife Stadium. A cantora assistiu à vitória do Chiefs contra o Jets, por 23 a 20, ao lado de estrelas de Hollywood, como os atores Hugh Jackman, Ryan Reynolds e Blake Lively.

    Desde então, até 22 de janeiro, Taylor Swift gerou cerca de 331,5 milhões de dólares (aproximadamente R$ 1,64 bilhão) ao valor das marcas da NFL e do Kansas City Chiefs.

    Entenda o cálculo

    O levantamento foi feito pelo Marketing Group, com o cálculo a partir de menções ao nome de Taylor nas mídias impressas, digitais, TV e mídias sociais.

    Na análise, cada menção conta com um valor equivalente em dólares, com base no alcance e no impacto. De acordo com o presidente da Apex, Eric Smallwood, portais online e conteúdos digitais geraram o maior valor, seguidos pelas mídias sociais.

    Influência na música e no esporte

    A primeira vez que Taylor Swift esteve em um jogo da NFL foi em 24 de setembro de 2023, na vitória do Chiefs sobre o Chicago Bears por 41 a 1. Após a presença da cantora, o aumento da venda de camisas de Travis Kelce beirou 400%.

    Nas plataformas de revendas, a procura por ingressos para o primeiro duelo após a presença de Taylor, entre Chiefs e Jets, dobrou. Além disso, as pesquisas pelos Chiefs triplicaram. Na página principal de ingressos da franquia para partidas no Arrowhead Stadium, o aumento foi de 126%.

    Taylor Swift e o Super Bowl LVIII

    No Super Bowl, Taylor Swift assistirá a um jogo do Chiefs pela 13ª vez, coincidentemente o número da sorte da cantora. A presença da cantora foi garantida, até mesmo, pela embaixada do Japão, em Washington.

    A cantora fará um show em Tóquio, pela “The Eras Tour”, mas poderá deixar a cidade até este sábado (10), tempo suficiente para chegar em Las Vegas, mesmo com o fuso horário.

    [cnn_galeria active=”false” id_galeria=”6038921″ title_galeria=”NFL in Brasa”/]

    Recorde de audiência

    Com a presença de Taylor Swift na NFL, as emissoras passaram a registrar a cantora nos camarotes, mesmo com as críticas de alguns fãs do futebol americano, que alegam foco excessivo na artista.

    No entanto, no dia 25 de janeiro, o The New York Times informou que Taylor aparece por menos de 25 segundos nas partidas, que podem passar de 3h de duração.

    Mesmo com rápidas aparições, o efeito causado pela cantora registrou a maior audiência da temporada regular entre mulheres, desde 2000. Esta também é a melhor marca na faixa etária entre 18 e 34 anos, desde 2019.

    Super Bowl LVIII

    Às 20h30 (horário de Brasília) deste domingo (11), Kansas City Chiefs enfrenta o San Francisco 49ers no Super Bowl LVIII. A decisão será disputada no Allegiant Stadium, em Las Vegas.

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

    Tópicos