Veja detalhes do helicóptero que Sebastián Piñera pilotava quando sofreu acidente
Amigos e especialistas ressaltaram que Piñera era um piloto "excelente" e que procurava se manter atualizado sobre questões de segurança
Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile, era conhecido pelo amor pela aviação e por gostar de pilotar. Ele morreu na terça-feira (6), enquanto pilotava um helicóptero Robinson R66 Turbine no sul do país.
Amigos e especialistas ressaltaram que Piñera era um piloto “excelente” e que procurava se manter atualizado sobre questões de segurança.
A aeronave que conduzia na hora do acidente foi fabricada pela empresa americana Robinson Helicopter Company.
Equipado com motor de turbina Rolls Royce RR300, o helicóptero oferece espaço para quatro passageiros, além do piloto.
Além disso, destaca-se pela potência turbo de 300 cavalos, peso bruto máximo de 1.225 kg e velocidade de cruzeiro de até 204 km/h, entre outras especificações. Tem um sistema rotor de duas pás.
O funeral de Piñera começou nesta quarta-feira (7), e o Chile decretou três dias de luto nacional. Segundo autoridades, ele terá “todas as honras”.
“Ele contribuiu com sua visão para a construção de grandes acordos, foi um democrata desde a primeira hora e buscou genuinamente o que acreditava ser o melhor para o país”, disse o presidente Gabriel Boric em rede nacional.
Especificações Robinson R66 Turbine:
- Motor: Rolls Royce RR300 Turbine
- Peso Bruto Máximo: 1.225 kg
- Peso vazio aproximado (incluindo óleo e aviônicos padrão): 585 kg
- Capacidade de combustível: 224 kg
- Piloto, Passageiros e Bagagem (com combustível máximo): 416 kg
- Velocidade de cruzeiro com peso bruto máximo: 204 km/h
- Alcance Máximo (sem reserva): aproximadamente 650 km
- Altitude Operacional Máxima: aproximadamente 4,2 km
Morte de Piñera gerou comoção
A morte do ex-presidente Sebastián Piñera gerou comoção de líderes e ex-líderes sul-americanos, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lamentaram o fato e enviaram condolências à família.
O acidente aconteceu por volta das 15h, no horário local, e as condições meteorológicas estavam ruins, com chuva.
Piñera tem uma casa na região rural onde aconteceu a queda, que usava durante as férias. Ele voltava de um almoço na casa do empresário José Cox.
O ex-chefe de Estado gostava de pilotar, sendo considerado um “excelente piloto” por um especialista em aviação que o conhecia pessoalmente. Autoridades, entretanto, ainda não confirmaram se era ele, de fato, quem conduzia a aeronave.
O empresário governou o país duas vezes, entre 2010 e 2014 e entre 2018 e 2022. Saiba mais sobre o ex-presidente nesta matéria.
*com informações da CNN Chile