Rei Momo recebe chave de Salvador nesta quinta (8); saiba o que isso significa
Ato é considerado a abertura oficial do Carnaval e acontece a partir das 15h
A contagem regressiva acabou! O Carnaval de Salvador será aberto oficialmente nesta quinta-feira (8), a partir das 15h, na Praça Castro Alves. E a festa terá a tradicional abertura: a entrega da chave da cidade ao Rei Momo.
O prefeito da cidade soteropolitana Bruno Reis irá entregar a chave ao Rei Momo Alan Cerqueira Nery. O publicitário, de 37 anos, foi eleito ao cargo pela quarta vez durante um concurso realizado no último sábado (27), no Clube Fantoches.
“Prometo continuar a representar o Carnaval de Salvador com toda a paixão, alegria e dedicação que ele merece, sempre lembrando que este título não é apenas meu, mas de todos nós que respiramos a cultura desta cidade”, escreveu ele nas redes sociais.
“Vamos juntos fazer deste Carnaval um espetáculo inesquecível, repleto de amor, alegria e união”, acrescentou.
O que esperar da abertura do Carnaval de Salvador
A cerimônia, com a presença de diversas autoridades, será realizada no Palco Salvador Capital Afro, que ficará em frente ao Cine Glauber Rocha. Vale lembrar que o ato simbólico vai ocorrer ao som da “Banda Didá” com a participação de representantes de outros bloco Afro homenageados no tema da festa deste ano. Entre eles, “Filhos de Gandhy”, “Muzenza” e “Cortejo Afro”.
Logo após a entrega, haverá o encontro dos trios que abrem o Carnaval, com as apresentações de Ivete Sangalo, Carlinhos Brown e BaianaSystem. Os shows ainda terão a participação especial do “Ilê Aiyê”, que completa 50 anos em 2024 e ganhará uma homenagem dos artista.
Quem é o Rei Momo, a majestade do Carnaval?
Com a chegada do Carnaval, a presença do Rei Momo é constante – especialmente por sua personalidade divertida e simpática, responsável por reinar entre os foliões. O monarca, no entanto, não é uma criação da festa nacional. Surgiu na mitologia grega e se tornou símbolo da comemoração em países da América Latina, incluindo Brasil e Colômbia.
Segundo a história, Momo (Reclamação) era uma das filhas da a deusa Nix (personificação de noite). Por ser uma figura alegre, descontraída e ter o hábito de zombar dos demais deuses, foi expulso do Olimpo e enviado para a Terra.
Na antiguidade, sua figura entra representada por um homem usando uma máscara, cetro e balançando guizos.
Desde o século XVI há referências ao Rei Momo em celebrações cristãs na Espanha. No Brasil, historicamente, o palhaço negro, artista de circo e pintor Benjamin de Oliveira foi o primeiro Rei Momo corado, ainda em 1910, embora o personagem só tenha se tornado conhecido como comandante (que conhecemos hoje) do Carnaval do Rio de Janeiro em 1933.
Todo ano, Salvador elege um Rei Momo que preside a cidade durante o período da folia.