As tendências de beleza mais estranhas do TikTok em 2021
De tratamentos faciais com secreção de caracol a lubrificantes usados como primer, o aplicativo ditou tendências e gerou lucro para empresas do ramo
Mais um ano de máscaras, filtros do “Zoom” e tempo excessivo em frente às telas parece ter tirado a indústria da beleza do eixo.
Em 2021, o TikTok – a plataforma de vídeo com um histórico de alavancar cosméticos para tal sucesso que eles permanecem esgotados por semanas – foi inundado com dicas bem esquisitas de beleza e cuidados com a pele.
O aplicativo provou ser uma peça importante para essa indústria nos últimos dois anos, influenciando os hábitos do consumidor a até mesmo reacender o interesse em produtos lançados anos atrás (as pesquisas por um corretor de cores lançado em 2016 agora estão atingindo níveis históricos graças ao TikTok), e também impulsionar novas tendências.
De mistura estonteante de cores de cabelo, a criaturas pegajosas e looks de maquiagem teatrais, aqui estão alguns dos modismos de beleza do TikTok mais bizarros do ano.
Blush no nariz
Ficou claro em 2021 que as máscaras não iriam a lugar algum.
Os narizes ficaram escondidos em muitas situações: cobertos por um pano durante as viagens em transporte público e realizando as tarefas do dia a dia. Algumas pessoas, mais do que outras, parecem que sentiram mais falta desse traço facial central: prova disso foi o aumento meteórico dos narizes com blush.
Aplicação de blush rosa choque na base do nariz foi uma tendência de maquiagem que ninguém poderia ter previsto. Isso começou no TikTok, como parte do que o app define como visual E-Girl – uma subcultura da internet caracterizada por delineador pesado, sobrancelhas grossas e geralmente sardas falsas em formato de coração.
@abbyrobertshappy easter i hope everyone had a good day hehe♬ baby my phone – Tik Toker
Mas este ano, o blush no nariz entrou no mainstream – a hashtag tem mais de 850 mil visualizações – à medida que um número crescente de TikTokers encarnava a rena Rudolf.
Maquiagem “Round 6”
Um drama distópico cheio de sangue, suor e máscaras pode não parecer uma fonte natural de inspiração de beleza, mas o grande sucesso da Netflix, “Round 6” conseguiu.
Nas redes sociais, os usuários – incluindo os YouTubers James Charles e Raiza Contawi – criaram seus próprios looks de maquiagem inspirados nos concorrentes fictícios do programa, como Kang Sae-Byok, a reservada refugiada norte-coreana. Os looks imitavam olheiras dos personagens da série, o brilho de suor e até ferimentos – finalizados com um punhado de sardas artificiais para combinar com as de Sae-Byok.
@jooshicaSubscribe my YT @ Jooshica ##fyp ##foryou ##squidgame ##saebyeok ##junghoyeon ##makeup ##메이크업 ##fypシ ##kdrama ##korean♬ MONEY – 리사 (LISA)
Claro, a aterrorizante boneca Red Light também foi uma escolha popular de fantasia de Halloween para estrelas como a Lisa, do grupo Blackpink, que completou o visual com olhos grandes desenhados e dois rabos de cavalo.
Olheiras “alegres”
Em vez do brilho jovial que já foi popular nas redes sociais, a Geração Z começou a defender as olheiras cuidadosamente construídas e pintadas com bronzeador ou sombra de olhos.
No entanto, alguns deles buscaram um tipo muito específico de formado de olheira conhecido como “aegyosal” na Coreia do Sul. Traduzido como algo próximo de “gordura fofa”, aegyosal são bolsas embaixo dos olhos as quais o site de K-Beauty, Soko Glam, diz que ajudam a “parecer mais jovem e seus olhos mais alegres e convidativos”.
@courtneeyparkmight have short lashes but my aegyosal (애교살) saves the day ##koreanmakeup ##koreaneyesmakeup ##aegyosal ##koreanamerican ##koreanmakeuplook♬ Streets – Doja Cat
Além dos tutoriais do TikTok e produtos específicos para aegyosal lançados por marcas como a Etude House, procedimentos cosméticos de longo prazo, como injeções de preenchimento e cirurgia plástica para alcançar a aparência também surgiram nos Estados Unidos.
No TikTok, um filtro popular conhecido como “Belle” – que sobrepõe aegyosal aos rostos dos usuários – também circulou, criando um buzz em defesa de um padrão de beleza asiático, contra um padrão ocidental.
Lubrificante usado como primer
Não é incomum para TikTokers recorrer a itens aleatórios em nome de um truque de beleza, mas o lubrificante íntimo talvez seja um dos mais inesperados.
@ameliaolivia09Thought I’d hop on the trend💦 ib: @Rady ##lubeprimer ##makeuphacks ##testingmakeuphacks♬ original sound – Amelia Olivia
Depois que o usuário do TikTok, Lukáš Kohutek, aparentemente deu início à tendência este ano – começando seus tutoriais de beleza com lubrificante íntimo no rosto – outros aderiram ao movimento. O gel é aplicado com pincel ou com as mãos em todo o rosto, e depois de secar, aplica-se a base e o restante do seu look de beleza por cima.
De acordo com o YouTuber Grwady, o lubrificante ajuda a criar uma “textura fina e suave” para sua pele.
Truque da água de arroz no cabelo
A maioria das pessoas descarta a água depois de terminar de lavar o arroz. Mas alguns usuários experientes das redes sociais passaram a fermentar e engarrafar o líquido leitoso.
Embora a prática de beleza já exista no Japão desde os tempos antigos, de acordo com pesquisadores, ela se tornou muito popular em todo o mundo este ano, depois que influenciadores digitais disseram que lavar o cabelo com água de arroz o faz crescer mais rápido. A instagrammer @anisasojka afirmou em um reel que seu cachos cresceram “3 polegadas em um mês”.
@audreyvictoria_HOW TO MAKE RICE WATER FOR EXTREME HAIR GROWTH ✨ ##ricewater ##ricewaterforhairgrowth ##hairgrowth ##hairtok ##ricewaterhairchallenge ##fyp♬ Rasputin (Single Version) – Boney M.
Tratamentos faciais com caracol
A mucina do caracol – a secreção viscosa e rica em proteínas que vem das glândulas mucosas dos caramujos – há muito tempo é um ingrediente popular na K-Beauty por suas qualidades indutoras de brilho.
Este ano, o TikTok pareceu fazer da mucina do caracol como um produto do Santo Graal. Corsx, um fabricante de produtos para a pele à base de caracol, tem sua própria hashtag no TikTok com 3 milhões de visualizações. As pesquisas no Google por seu produto “Corsx Advanced Snail 96 Mucin Power Essence” aumentaram 140% este ano.
@blinkariaThrowback to when I gave myself an affordable snail facial 🐌 😂 ##BurberryTB ##facial ##beauty ##blinkariatests ##review ##testing ##fun ##funny ##حلزون ##فيشل♬ sonido original – Alvaro Giraldo
Mas os usuários encontraram uma maneira mais barata de colocar as mãos nesta gosma embelezadora: direto do caracol.
Alguns TikTokers começaram a colocar caracóis diretamente em seus rostos e deixaram que eles avançassem lentamente, antes de massagear a trilha brilhante em sua pele. Muitos perceberam que seus animais de estimação, os gigantescos caramujos africanos podem servir como um tratamento de beleza caseiro, enquanto outros arregaçaram as mangas e foram buscar caramujos normais de jardim.
Yassification
Talvez a tendência de beleza mais estupefata de 2021 não tenha quase nada a ver com nossos rostos reais. O meme “Yassification” nasceu tecnicamente do Twitter, depois que alguém postou duas imagens lado a lado: uma captura de tela do ator Toni Collette, do filme de terror de 2018 “Hereditário”, e a mesma captura de tela após algumas rodadas de edição do FaceApp.
@chloewolchockmy yassification moment.. ##sugarcookieoatlatte ##starbucks ##yassification♬ Faceshopping – SOPHIE
A boca redonda de Collete ainda está aberta de terror, só que agora cheia de batom vermelho. A desconexão entre o contexto (“Hereditário” é um filme de terror) e o assunto alterado (Collette parece um influenciador digitalmente enfeitado) foi o que fez com que o meme original se espalhasse como fogo.
Agora, o yassification migrou para o TikTok, onde os usuários brincam com o software de edição inteligente que deixa seus rostos irreconhecíveis por meio de camadas de aerografia gerada por inteligência artificial, contorno dos lábios e cabelos mais espessos.