Imagem de satélite mostra formação de “cidade de tendas” abrigando mais de 1 milhão de palestinos em Rafah
Barracas improvisadas são montadas por civis que fogem da guerra entre Israel e Hamas e se aglomeram na fronteira sul da Faixa de Gaza
- 1 de 3
Fotografia de 26 de outubro de 2023. Imagens de satélite mostra expansão de "cidade de tendas" onde mais de 1 milhão de palestinos deslocados pela guerra se concentram em Rafah, no sul de Gaza. • Maxar
- 2 de 3
Fotografia de 10 de dezembro de 2023. Imagens de satélite mostra expansão de "cidade de tendas" onde mais de 1 milhão de palestinos deslocados pela guerra se concentram em Rafah, no sul de Gaza. • Maxar
- 3 de 3
Fotografia de 3 de fevereiro de 2024. Imagens de satélite mostra expansão de "cidade de tendas" onde mais de 1 milhão de palestinos deslocados pela guerra se concentram em Rafah, no sul de Gaza. • Imagens de satélite mostra expansão de "cidade de tendas" onde mais de 1 milhão de palestinos deslocados pela guerra se concentram em Rafah, no sul de Gaza.
-
Uma cidade de tendas improvisada, estimada em mais de 1 milhão de civis palestinianos deslocados, está se expandindo rapidamente em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, como mostram novas imagens de satélite da Maxar Technologies.
As imagens revelam que grande parte da área anteriormente aberta em Rafah foi preenchida com tendas, principalmente entre 10 de dezembro e 3 de fevereiro, enquanto os palestinos deslocados internamente procuravam abrigo da guerra.
Os trabalhadores humanitários levantaram preocupações sobre qualquer operação militar israelense alargada em Rafah, à medida que as forças avançam para sul na sua guerra com o Hamas.
Mais de metade dos cerca de 2,2 milhões de pessoas em Gaza procuram refúgio na área de Rafah, segundo o Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários (Ocha).
O Ocha disse na segunda-feira que os refugiados que enfrentam uma grave escassez de alimentos, água, abrigo e medicamentos continuam a chegar a Rafah à medida que os combates pioram nas proximidades.