AM lança plano de preparação após aumento do número de casos de dengue
De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, o principal objetivo do plano é funcionar como um instrumento para os municípios
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), lançou o Plano de Preparação, Vigilância e Resposta para Dengue, Zika e Chikungunya no Amazonas 2023-2024.
De acordo com a FVS-RCP, o principal objetivo do plano é funcionar como um instrumento para que os municípios possam reduzir as arboviroses, em especial a dengue, evitando o aumento no número de casos.
Ainda segundo a Fundação, o planejamento foi elaborado a partir do estudo do cenário da dengue e orienta as medidas a serem tomadas nos níveis de preparação e resposta de emergência.
O documento, divulgado na última sexta (2), também tem o intuito de organizar e uniformizar as ações necessárias às respostas de controle e combate a ocorrências.
“O plano define as responsabilidades estabelecidas para atender emergências que devem ser realizadas de forma integrada. Além disso, é importante a construção dos planos nos níveis municipais”, destacou a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
O plano está disponível online e o órgão enfatiza a orientação para que se aplique a estratégia dos 10 minutos de vistoria por semana de possíveis criadouros do mosquito para manter a casa, ambiente de trabalho e escola livre do mosquito.
Em 2024, até o dia 25 de janeiro, o estado do Amazonas já havia registrado 3.934 casos de dengue. No ano de 2023, foram registrados 18.425 casos, e em 2022, 11.641 registros da doença no estado. Segundo o Ministério da Saúde, o Amazonas é o 10º estado na incidência de dengue, com 111,4 casos prováveis por 100 mil habitantes.