Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Resultado negativo de serviços gera revisões nas projeções do PIB de 2021 e 2022

    Setor teve segundo mês consecutivo de queda em outubro, com um desempenho abaixo do esperado pelo mercado

    João Pedro Malardo CNN Brasil Business , em São Paulo

    A queda de 1,2% no volume de serviços em outubro — divulgada nesta terça-feira (14) pelo IBGE –, decepcionou o mercado, que esperava leve alta para o setor no mês. Desta forma, analistas já revisam suas projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2021 e de 2022, com um viés mais pessimista.

    O resultado do setor de serviços se junta, ainda, às quedas na produção industrial e nas vendas no comércio em outubro, primeiro mês do quarto trimestre.

    Rodolfo Margato, economista da XP Investimentos, afirmou que o dado foi uma “surpresa negativa” em relação à expectativa de queda de 0,5% da XP, e também em relação ao consenso de mercado, de alta de 0,1%. Os dois resultados negativos seguidos apresentam “riscos crescentes de contração do PIB no 4º trimestre”.

    O desempenho abaixo do esperado fez com que a projeção para o PIB do 4º trimestre passasse de uma alta 0,3% para uma queda de 0,2% em relação ao 3º trimestre. Entretanto, a projeção para o PIB de 2021 foi mantida em 4,5%, mas com um “ligeiro viés de baixa”. Para 2022, a expectativa é de estagnação, com 0%.

    O IBC-Br, indicador considerado a prévia do PIB, será divulgado nesta quarta-feira (15), e a expectativa da XP agora é de queda de 0,4%.

    A Genial Investimentos também revisou suas projeções após o dado de serviços, setor que corresponde a cerca de 70% do PIB brasileiro. A expectativa é que o IBC-Br de outubro tenha uma queda de 0,7% na comparação mensal.

    Já a projeção para o PIB de 2021 foi de 4,9% para 4,8%. Em 2022, espera-se uma alta de 0,6%.

    Em relatório, a Genial destacou que “o resultado não só veio negativo como também apresentou a menor taxa de difusão (% de atividades que apresentam crescimento) desde abril de 2020. Ou seja, as atividades de outros serviços, e serviços de comunicação puxaram o índice, porém as taxas negativas foram generalizadas entre as atividades em outubro”.

    A Ativa Investimentos afirmou que “a forte surpresa baixista no resultado ante nossa expectativa já não otimista, nos fez revisar nossa perspectiva de crescimento em 4,5% para 4,4% em 2021”.

    Para os analistas, o resultado confirma “nossa perspectiva ruim sobre a economia esse ano”. A queda nos serviços está ligada, segundo eles, a uma renda menor e aos efeitos dos juros maiores para o crédito. A perspectiva para 2022 “é ainda pior”, com uma revisão do PIB de 0,5% para 0,3%.

    A Necton Investimentos afirmou ao CNN Brasil Business que não alterou as projeções para o PIB com o resultado. Entretanto, ela já espera uma queda de 0,5% no 4º trimestre, com alta de 4,3% no ano.

    A MB Associados também manteve a previsão para o 4º trimestre, de alta de 0,1%, mas “com chances de revisão para negativo a depender dos dados de novembro e dezembro”.

    Tópicos