“Chuva dará trégua para o sul da Bahia nessa semana”, diz meteorologista
Na semana do Natal, chuvas fortes podem voltar a cair nessa região, além do norte de Minas Gerais e Espírito Santo
Pelo menos 10 pessoas morreram e cerca de 220 mil foram afetadas pelas chuvas que afetam a região sul da Bahia, de acordo com os dados da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec).
Segundo a meteorologista da Climatempo, Desirée Brandt, uma série de fatores propiciou que essa situação se formasse naquela região. Por influência do La Niña, fenômeno climático caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico, houve um favorecimento de formação de chuvas no Nordeste brasileiro.
Além disso, na semana passada houve a formação de uma tempestade subtropical na região, que, embora não tenha a ver com as chuvas registradas nos últimos dias, já tinham formado um “corredor de umidade” na região.
“Muitos fatores convergiram ali para essa região próxima ao Vale do Jequitinhonha. Isso durou alguns dias e nada mais é do que uma frente fria estacionada no sul da Bahia, que provocou uma chuva extraordinária”, disse Desirée à CNN.
De acordo com a especialista, a região do município de Itamaraju registrou mais de 500mm de chuva. “De acordo com o Inmet, lá costuma chover em dezembro inteiro no máximo 140mm a 150mm. A chuva ultrapassou em 3,5 vezes a média do mês inteiro em apenas cinco dias. Foi muita água concentrada em poucos dias”, afirmou.
Ela explica, que o sistema, que propiciou a formação dessas fortes chuvas, não está mais lá. “Ainda tem previsão de chuvas para essa semana naquela região, mas longe de ser o volume registrado na semana passada”, explicou.
A meteorologista pondera que, pela situação do solo encharcado e áreas alagadas, qualquer chuva terá efeitos danosos. “De qualquer maneira, essa vai ser uma semana que a chuva dará uma trégua na região do sul da Bahia, norte de Minas e Espírito Santo. Na semana do Natal, pode voltar a chover forte nessa região”, complementou Desirée.
* Sob supervisão de Elis Franco
Fortes chuvas também afetaram o estado de Minas Gerais:
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”600450″ title_galeria=”Chuva Minas Gerais”/]