Bolsonaro sobrevoa áreas afetadas pela chuva na Bahia
Presidente avalia estragos causados pela chuva no estado; governo federal decretou situação de emergência em 17 municípios
O presidente Jair Bolsonaro sobrevoou as regiões afetadas pela chuva na Bahia. São 25 cidades que estão em situação de emergência por um decreto estadual. Já o governo federal reconheceu o estado de emergência em 17 municípios baianos.
O objetivo é fazer uma avaliação sobre os estragos causados pelos temporais com a intenção de traçar um plano de apoio para a reconstrução destas cidades.
Bolsonaro fará uma entrevista coletiva no aeroporto de Porto Seguro, Bahia.
A Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) informou via Twitter que mais R$ 5,8 milhões foram disponibilizados pelo governo federal em apoio aos municípios atingidos por fortes chuvas na Bahia.
Mais R$ 5,8 milhões foram disponibilizados pelo @govbr em apoio aos municípios atingidos por fortes chuvas na Bahia. O @mdregional_br já assinou a liberação de recursos para Eunápolis, Itamaraju, Jucuruçu, Ibicuí, Ruy Barbosa, Maragogipe e Itaberaba. pic.twitter.com/yTx06tLMnV
— SecomVc (@secomvc) December 12, 2021
O Ministério do Desenvolvimento Regional já assinou a liberação de recursos para Eunápolis, Itamaraju, Jucuruçu, Ibicuí, Ruy Barbosa, Maragogipe e Itaberaba.
Situação das cidades afetadas
De acordo com o Corpo de Bombeiros, os municípios afetados no extremo sul são: Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçú, Medeiros Neto, Mucuri, Prado, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda.
No sul do estado foram atingidas as cidades de Mascote, Itacaré, Itabuna, Ilhéus, Canavieiras, Camacan e Belmonte.
O volume da água derrubou pontes e estragou casas. Já é o quinto dia da força tarefa para tentar amenizar os danos e ajudar as famílias.
Algumas áreas estão isoladas por estarem ilhadas e só é possível a visita via helicóptero.
No município de Itamaraju, três pessoas morreram na mesma casa. Um tio e dois sobrinhos ficaram soterrados.
O dados levantados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), junto aos municípios mostram, que as chuvas afetaram diretamente a vida de 69.198 pessoas. Houve registro de cinco mortos ao todo e 175 feridos. Há 6.472 desalojados e 3.744 desabrigados.
A previsão é que o volume de chuva diminua no início desta semana.
Donativos
Todos os quartéis do estado e algumas bases em shoppings estão recebendo mantimentos como medicamentos, alimentos, produtos de higiene pessoal para as pessoas destes municípios.
Uma força-tarefa formada por 120 militares do grupamento aéreo e bombeiros, secretaria de infraestrutura estão trabalhando para desviar as rodovias que estão bloqueadas.