Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Saúde dá alternativa a comprovante vacinal: app estadual ou retorno à UBS

    Pasta publica orientações em nota para quem deseja emitir o comprovante do cartão de vacinação temporário, após ataque de hacker que tirou o site oficial da pasta do ar

    Fabrício Juliãodo CNN Brasil Business , em São Paulo

    O Ministério da Saúde ainda não retomou os serviços de comprovante de vacinação após ataque cibernético (a recuperação está prevista para a “próxima semana”).

    Como alternativa, eles oferecem orientações para quem deseja emitir o comprovante do cartão de vacinação temporário contra a Covid-19.

    Segundo a pasta, os brasileiros devem procurar o posto de saúde em que receberam a primeira ou a segunda dose, ou buscar a validação por meio dos aplicativos que alguns estados e municípios disponibilizam.

    Isso significa que enquanto os serviços do comprovante vacinal não são retomados, os cidadãos têm duas opções: retornar à UBS que tomaram a vacina e solicitar a emissão da segunda via da Carteira Nacional de Vacinação ou acessar apps que fazem este tipo de função.

    Os estados e municípios que possuem aplicativos próprios para emissão do Certificado de Vacinação digital são: Espírito Santo; Mato Grosso do Sul; Rio Grande do Norte; São Paulo; Curitiba; Salvador. Para acessar os aplicativos, basta clicar nos links.

    Na sexta-feira (10), o site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br/) sofreu um ataque hacker e ficou fora do ar. Segundo a mensagem publicada no endereço, “dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos”. Todos os portais da pasta, como o “ConecteSUS” e o “Portal Covid” também foram afetados.

    Em nota, o MS informou “que está atuando com a máxima agilidade para reestabelecer os sistemas que foram temporariamente comprometidos com o ataque causado na madrugada desta sexta-feira (10). Vários sistemas já foram reestabelecidos e a expectativa é que os outros sistemas estejam disponíveis para a população na próxima semana”.

     

     

     

     

    Tópicos