Governo reconhece emergência em 48 cidades de MG e BA
Tempestades causaram destruição e deixaram famílias desabrigadas; chuva deve diminuir nos próximos dias
Em edição extra do Diário Oficial da União nesta sexta-feira (10), o governo federal reconheceu situação de emergência em 31 cidades de Minas Gerais e 17 municípios da Bahia, depois que fortes chuvas atingiram os estados.
A informação foi divulgada pelo Ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho através do Twitter.
Há três dias, tempestades provocadas por um ciclone castigam a região sul da Bahia. Na quinta-feira (9), o governador Rui Costa assinou um decreto de situação de emergência para os municípios mais atingidos. Neste sábado (11), outras três cidades foram incluídas, totalizando 25 em emergência.
A medida vale para as seguintes cidades: Anagé, Baixa Grande, Boa Vista do Tupim, Camacã, Canavieiras, Encruzilhada, Eunápolis, Guaratinga, Ibicuí, Itabela, Itacaré, Itamaraju, Itambé, Itapetinga, Itarantim, Jiquiriçá, Jucuruçu, Marcionílio de Souza, Mascote, Medeiros Neto, Mundo Novo, Santanópolis, Teixeira de Freitas, Vereda, Eunápolis, Encruzilhada e Ibicuí.
Uma força-tarefa formada por 120 militares do grupamento aéreo e bombeiros entrega mantimentos, medicamentos e produtos de higiene pessoal para as pessoas destes municípios.
De acordo com o governo, gestantes e pessoas com comorbidades, em especial aquelas que fazem tratamento de hemodiálise, são prioridade no atendimento.
Devido às enchentes, algumas regiões tiveram o fornecimento de água, rede de telefonia e elétrica afetados; algumas cidades ficaram ilhadas.
A Secretaria de Infraestrutura da Bahia afirmou que já está atuando no serviço de manutenção e recuperação das vias estaduais e pontes afetadas. Nas últimas horas, os militares verificaram o estado de uma ponte no município de Itamaraju e atenderam ocorrências de desabamento em Várzea Alegre e Novo Prado.
A circulação de veículos no KM 10 da BA-284, próximo ao acesso do distrito de São Paulino, entre o entroncamento da BR-101, em Itamaraju, e o distrito de Alho, já está totalmente liberada.
O governador Rui Costa se reuniu nesta sexta (10) com representantes das cidades atingidas para entender a situação dos locais. Ele visitaria algumas dessas regiões também na sexta, mas, devido ao mau tempo, isso não foi possível. A expectativa é que ele faça essa visita no domingo (12).
Manteremos reuniões estratégicas diárias com gestores municipais para monitorar a situação. Após a água baixar, faremos a reconstrução de estradas e demais estruturas que tenham sofrido danos. Reitero mais uma vez, a minha solidariedade às pessoas atingidas por essa tragédia.
— Rui Costa (@costa_rui) December 10, 2021
Costa também pediu à população para que se mantenha alerta e em locais seguros.
Há previsão de chuva forte para hoje (11) e amanhã no extremo sul do estado, diminuindo apenas na segunda-feira (13). Em Salvador, há previsão de chuva rápida e tempo nublado.
Cidades atingidas na Bahia
De acordo com o Corpo de Bombeiros, os municípios afetados no extremo sul são: Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçú, Medeiros Neto, Mucuri, Prado, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda.
No sul do estado foram atingidas as cidades de Mascote, Itacaré, Itabuna, Ilhéus, Canavieiras, Camacan e Belmonte.
Em outras regiões: Apuarema, Conceição do Almeida, Caetanos, Encruzilhada, Ibicuí, Ipiaú, Itambé, Itaquara, Jequié e Macarani.
Situação em Minas Gerais
Em Minas Gerais, o governador Romeu Zema decretou situação de emergência para 31 cidades afetadas pelas chuvas dos últimos dias nos vales do Jequitinhonha e do Mucuri. De acordo com o Diário Oficial de Minas Gerais as tempestades geraram inundações, enxurradas e alagamentos.
Ainda de acordo com o governo, houve mortes relacionadas às chuvas. Famílias ficaram desalojadas e desabrigadas, e comunidades ficaram ilhadas.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”600450″ title_galeria=”Chuva Minas Gerais”/]
Na manhã desta sexta-feira (10), Zema se dirigiu à região dos vales, onde acompanhará as ações da Defesa Civil estadual, que monitora a situação de municípios como Águas Formosas e Machacalis, fortemente afetados pelas chuvas.
Em postagem nas redes sociais, o governador de Minas Gerais destacou as ações nos locais atingidos.
O Governo de Minas atua para amenizar os estragos das fortes chuvas que atingiram a região do Vale do Jequitinhonha. A Defesa Civil Estadual está coordenando ações emergenciais, enviando reforço e ajuda humanitária. O DER-MG está empenhado na reconstrução de pontes.
— Romeu Zema (@RomeuZema) December 9, 2021