Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    RJ: menino da Baixada Fluminense é a segunda criança baleada em 2024 no estado

    De acordo com dados divulgado pelo Instituto Fogo Cruzado, em 2023, praticamente a cada 15 dias uma criança foi baleada na região Metropolitana do Rio

    Isabelle Salemeda CNN

    O caso do menino atingido por uma bala perdida, que está em investigação pela delegacia de Queimados, é o segundo registro desse tipo na região Metropolitana do Rio de Janeiro em 2024. O primeiro registro foi o de uma menina de oito anos atingida por uma bala perdida na mão, durante a madrugada de Réveillon em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.  

    De acordo com dados divulgado na última segunda-feira (29) pelo Instituto Fogo Cruzado, em 2023, praticamente a cada 15 dias uma criança foi baleada na região Metropolitana do Rio. Foram 25 casos registrados, sendo que dez morreram. O número é o maior já registrado na séria histórica, que começou a ser feita em 2016. 

    Também ainda nas primeiras horas de 2023, Juan Davi de Souza Faria, de 11 anos, foi morto por uma bala perdida durante a comemoração do Réveillon em Mesquita, na Baixada Fluminense. O menino estava na varanda de casa quando foi atingido. 

    As crianças não são as únicas vítimas. Ainda de acordo com o relatório, 2023 foi o ano com mais atingidos por balas perdidas dos últimos quatro anos. Foram 131 pessoas baleadas, sendo que 42 morreram e 89 ficaram feridas. Entre essas vítimas, 70 foram atingidas durante ações e operações policiais, o que representa 53% do total. Entre as vítimas atingidas durante operações, 23 morreram e 47 ficaram feridas. 

    Em nota enviada à CNN, a Secretaria de Estado de Polícia Militar disse a Corporação considera sempre os dados oficiais divulgados pelo Instituto de Segurança Pública. 

    Já a Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) afirmou que “desconhece a metodologia utilizada para a confecção do levantamento citado e informa que as ações da instituição são norteadas com base em dados oficiais do Instituto de Segurança Pública (ISP)”. 

    Tópicos