Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Quatro times chegam em rodada final do Brasileirão com chances de cair; veja disputa

    Entre Cuiabá, Bahia, Juventude e Grêmio, o tricolor gaúcho tem as maiores chances de disputar a segunda divisão do ano que vem

    Léo Lopesda CNN , em São Paulo

    Acontecem, a partir das 21h30 desta quinta-feira (9), os jogos da 38ª e última rodada do Brasileirão de 2021. Quatro times chegam para seus últimos jogos ainda com chances de rebaixamento para a série B: Cuiabá, Bahia, Juventude e Grêmio.

    Em situação dramática, o tricolor gaúcho tem as maiores chances de acabar disputando a segunda divisão do ano que vem.

    De acordo com a probabilidade estimada por um grupo de professores do Departamento de Matemática da UFMG, as chances do Grêmio repetir suas quedas de 1991 e 2004 são, neste momento, de 97,5%.

    Bahia, Juventude e Cuiabá têm, respectivamente, 51,8%, 48,1% e apenas 2,7% de chances de acabar na Série B.

    Grêmio

    O Grêmio enfrenta, em Porto Alegre, o campeão Atlético-MG, que vai a campo poupando a grande maioria dos jogadores titulares da campanha vitoriosa. Os mineiros jogam no domingo o primeiro jogo da final da Copa do Brasil, contra o Athletico-PR.

    Os gremistas devem lotar a Arena, que está com ingressos em preços promocionais para atrair o máximo de torcedores. O público geral terá opções de entrada a partir de R$ 20, enquanto os sócios torcedores terão entrada gratuita.

    Além de vencer o Galo, o Grêmio precisará secar o Bahia e Juventude. Apenas as derrotas desses clubes oferecem uma chance para o Imortal se salvar do rebaixamento.

    Veja como está a tabela do Brasileirão antes da última rodada

    Juventude, Bahia e Cuiabá também têm partidas decisivas para tentar fugir da última vaga da degola. O clube alviverde encara o Corinthians, em Caxias do Sul. Os baianos vão ao Castelão para enfrentar o Fortaleza. Já o Cuiabá tem jogo contra o Santos, na Vila Belmiro.

    Bahia

    O Bahia entrará em campo dependendo apenas de si para se manter na elite do Brasileirão.

    Com 43 pontos e 11 vitórias acumuladas no campeonato, caso os baianos saiam vencedores no duelo de tricolores, não há chances de rebaixamento.

    Se o resultado acabar empatado na Arena Castelão, o Bahia precisará torcer por uma derrota ou empate do Juventude, porque tem vantagem nos critérios de desempate.

    Já caso o tricolor perca para o Fortaleza, terá que torcer para que o Juventude não pontue nesta quinta, e para que o Grêmio não vença o Atlético-MG.

    Juventude

    Além de precisar pontuar contra o Corinthians, o Juventude depende de ao menos um resultado externo para escapar da Série B.

    Caso o time gaúcho vença, terá que torcer para o Bahia perder ou empatar. Isso porque o tricolor baiano tem uma vitória a mais no acumulado, o que lhe dará vantagem caso os clubes acabem o campeonato empatados. Outra alternativa será torcer pela derrota do Cuiabá, já que o Juventude ultrapassaria o clube mato-grossense justamente no número de vitórias.

    Se o Juventude empatar com o Corinthians, a única chance de não cair dependerá de uma derrota do Bahia.

    Uma derrota nesta quinta (9) automaticamente rebaixará o Juventude.

    Cuiabá

    Após vencer o Fortaleza por 1 a 0 pela 37ª rodada, o Cuiabá é o clube que chega em situação menos desconfortável para a definição do campeonato.

    Basta arrancar uma vitória ou empate do confronto contra o Santos, na Vila Belmiro, para fugir da segunda divisão.

    Em caso de derrota, o Cuiabá precisa torcer contra seus rivais diretos porque terá desvantagem caso os critérios de desempate sejam necessários.

    Se sair da Vila Belmiro sem pontuar, o Dourado só será rebaixado caso Bahia e Juventude vençam.

    A disputa pela Libertadores

    A última rodada ainda tem disputas intensas pela Libertadores. Já com seis clubes classificados, outros sete disputam as últimas duas vagas para a competição continental no ano que vem.

    Já campeão, o Atlético-MG está garantido na fase de grupos da Libertadores, junto com Flamengo, Palmeiras, atual campeão do torneio, Athletico-PR, que conquistou a Copa Sul-Americana, Corinthians e Fortaleza.

    Em sexto lugar na tabela, o Red Bull Bragantino está praticamente garantido na competição, precisando apenas vencer para garantir a vaga direta. O Fluminense, em sétimo, lidera a lista de aspirantes à Libertadores do ano que vem, que também conta com América-MG, Atlético-GO, Ceará, Santos, Internacional e São Paulo.

    38ª rodada:

    • Juventude x Corinthians
    • Fortaleza x Bahia
    • RB Bragantino x Internacional
    • Fluminense x Chapecoense
    • América-MG x São Paulo
    • Atlético-GO x Flamengo
    • Palmeiras x Ceará
    • Santos x Cuiabá
    • Grêmio x Atlético-MG
    • Sport x Athletico-PR

    Confira os resultados da 37ª rodada do Campeonato Brasileiro

    Tópicos