Procon-SP notifica Gol sobre recuperação judicial e pede mais informações dos impactos aos passageiros
Objetivo do órgão é monitorar a situação e orientar os consumidores
O Procon-SP notificou a Gol e solicitou mais informações sobre o pedido de recuperação judicial à Justiça dos Estados Unidos, feito na quinta-feira (25) e acatado no dia seguinte.
A Gol e as suas subsidiárias fizeram o pedido baseado no chapter 11, que permite que as empresas continuem suas operações enquanto reestruturam suas contas.
Luiz Orsatti Filho, diretor Executivo do Procon-SP diz em nota divulgada nesta terça-feira (30) que “o Procon-SP quer acompanhar de perto o desenrolar deste movimento da empresa aérea, considerando o elevado impacto que possíveis mudanças na oferta dos serviços de transporte aéreo podem ter junto aos consumidores e a economia em geral”.
O objetivo do órgão paulista é monitorar o processo com mais detalhes e conseguir orientar os consumidores que possam ser impactados com passagens compradas ou prestes a solicitar na empresa.
Dentre as informações requeridas, o Procon-SP pediu o esclarecimento das implicações no território nacional ou se é o caso de incidir apenas nos trechos internacionais, assim como quais os impactos previstos pela companhia sobre seus clientes.
O órgão de defesa ao consumidor também questionou quais empresas do grupo serão abrangidas e explicações sobre o aspecto jurídico do pedido de reestruturação da dívida.
No pedido feito à Justiça norte-americana, a companhia brasileira afirmou que “continuará oferecendo serviços de transporte aéreo seguro, confiável e sem interrupções”. Portanto, a programação de voos está mantida.
“Todos os voos estão operando conforme programado e todas as passagens aéreas e reservas permanecem em vigor”, citou a empresa.
*Sob supervisão de Gabriel Bosa