Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Flamengo fecha passagem por Orlando com sucesso dentro e fora de campo

    Rubro-Negro retorna ao Brasil nesta terça (30) após 12 dias de trabalho nos Estados Unidos, com pré-temporada sob comando de Tite e internacionalização da marca

    Matheus Dantasda Itatiaia

    Chega ao fim nesta terça (30) a passagem do Flamengo por Orlando, nos Estados Unidos. A pré-temporada de 12 dias em solo americano foi muito além das sessões de treino no Osceola County Stadium, com o clube atingindo seus objetivos. Dentro de campo, o período serviu para ajustes da equipe e a criação de um ambiente competitivo e positivo. Fora das quatro linhas, a construção de um projeto de clube cada vez mais forte internacionalmente.

    A escolha por fazer a pré-temporada fora do Rio de Janeiro levou uma série de fatores em consideração. Aliando uma estrutura de primeiro nível, como a existente no Ninho do Urubu, o período em Orlando permitiu ao departamento de futebol um maior controle sobre aspectos importantes na preparação dos atletas, como sono e alimentação, medidas pelas quais o Flamengo espera colher os frutos ao longo da temporada.

    As sessões de treinamentos, por vezes em período integral, serviram para Tite e sua comissão técnica aprimorarem todos os aspectos do jogo, como explicou o preparador físico Fábio Mahseredjian. As atividades em campo foram planejadas neste sentido.

    “Toda equipe vai oscilar durante a temporada. Trabalhamos para que essa oscilação seja a menor possível, mas vai ter momentos que vamos perder um jogo ou outro. O trabalho que fazemos aqui é de uma comissão técnica multidisciplinar. O treino técnico e tático está vinculado ao treino físico”, disse à FlaTV.

    Contato com a torcida

    Um dos pontos altos da pré-temporada nos Estados Unidos foi o contato próximo com a Nação. Uma das atividades, inclusive, foi aberta ao público. Os jogadores, após o treino, ficaram mais de 1h atendendo aos pedidos de fotos e autógrafos. O mesmo aconteceu nos amistosos contra Philadelphia Union e Orlando City, além das visitas aos parques temáticos da cidade nos dias de folga.

    O técnico Tite, que voltou a comandar um clube após seis anos trabalhando na Seleção Brasileira, fez questão de ressaltar o fanatismo da torcida rubro-negra.

    “A energia é muito grande para tal e uma responsabilidade desse tamanho. De saber a importância de quantos torcedores se fazem felizes quando o Flamengo vai bem nos gratifica. Mas também uma consciência de que o nosso trabalho deva ser desenvolvido com qualidade, com transparência e com o cuidado dos atletas, mostrando o lado bom e o lado ruim que deva ser corrigido, sem omitir uma coisa ou outra. Essa linha a gente procura traçar”, disse à FlaTV.

    Relações humanas

    A pré-temporada em Orlando também serviu para Tite trabalhar outro aspecto que considera fundamental para o grupo: as relações humanas. O treinador e sua comissão técnica entendem que um ambiente competitivo, mas de parceria, é fundamental para que o Flamengo alcance seus resultados esportivos em 2024.

    “Vocês podem ver um clima leve, tranquilo. Tendo esse contato diário, muda até para a sequência da temporada o entrosamento dentro e fora de campo. A gente está podendo ter essa troca fora de campo. Está sendo muito importante. Quando chegar na hora do gramado, não ter nenhuma vaidade, a gente cobra e a pessoa que está sendo cobrada absorve da melhor maneira possível pois sabe que é para o bem da equipe”, afirmou Léo Pereira.

    Jogadores do Flamengo entraram na quadra do Orlando Magics / Reprodução / Redes Sociais

    Internacionalização da marca

    Outro motivo que levou o Flamengo aos Estados Unidos foi a internacionalização da marca. Uma das premissas da gestão de Rodolfo Landim é o fortalecimento do Flamengo em mercados do exterior. O país vê o futebol em ascensão, e Orlando, a cidade escolhida, é conhecida pelo turismo, sendo o destino de muitos brasileiros.

    Assim, o departamento de marketing preparou uma série de ações durante a passagem de Tite e companhia pelo local. Além dos amistosos pela FC Series, os jogadores tiveram diversos momentos de contato com a torcida, como descrito acima, e participaram de ações comerciais.

    O novo uniforme para 2024 foi divulgado em ação comercial com a Adidas com a participação do atacante Pedro e Donovan Mitchell, astro da NBA e do Cleveland Cavaliers. Diversos atletas estiveram presentes nos dois jogos do Orlando Magic durante o período, com Pedro e David Luiz participando de atividades na quadra do Kia Center.

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

    Tópicos