Lula oferece a Petro ajuda para combater incêndios na Colômbia
País declarou situação de desastre nacional em razão das queimadas registradas em meio às altas temperaturas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, nesta segunda-feira (29), com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro.
Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, os dois presidentes discutiram os incêndios florestais que atingem a Colômbia.
Na semana passada, o país declarou situação de desastre nacional em razão das queimadas registradas em meio às altas temperaturas e ao fenômeno climático El Niño.
No telefonema, Lula ofereceu ajuda do governo brasileiro à Colômbia no combate ao fogo. Já Petro sugeriu a criação de um posto regional de prevenção a incêndios.
De acordo com o Planalto, o presidente brasileiro lembrou que a criação do posto foi discutida “na reunião de chanceleres e de ministros de Defesa sul-americanos, ocorrida em novembro”.
“[Lula] Propôs novo encontro para a criação de um Grupo de Trabalho, no âmbito da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), que possibilite avançar nos esforços conjuntos de combate aos focos de incêndio na Amazônia”, informou o governo.
Viagem à Colômbia
Durante a conversa, Petro ainda convidou Lula para visitar a Colômbia em abril deste ano. O convite foi aceito pelo petista.
Na ocasião, Lula participará da Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBO). O Brasil será homenageado na edição deste ano.
Criada em 1987, a feira literária internacional tem o objetivo de promover e ampliar o mercado editorial e gráfico colombiano, estimular a leitura e fomentar a produção intelectual e cultural.