Com alta da gasolina, governo avalia vale-transporte para população carente
Estudo foi confirmado à CNN Brasil pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, segundo o qual a fonte de financiamento ainda não foi definida
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) avalia criar um vale-transporte temporário para famílias carentes que fazem parte do Cadastro Único do governo federal.
A informação foi confirmada à CNN Brasil pelo ministro de Minas e Energia. Bento Abulquerque. Segundo ele, porém, ainda não foi definida a fonte de financiamento do novo programa social.
O objetivo da proposta é tentar arrefecer os impactos do aumento do preço da gasolina sobre a população vulnerável. Em outubro, o preço do litro do combustível acumulou uma alta de 73% neste ano.
Segundo relatos feitos à CNN Brasil por auxiliares do governo, uma das possibilidades em estudo é que recursos da venda de refinarias e de programas de incentivo de energia limpa da Petrobras sejam usados para financiar o benefício provisório.
Na semana passada, o presidente sancionou proposta que criou auxílio gás para ajudar a população de baixa renda a adquirir gás de cozinha.
O benefício será pago a famílias registradas no Cadastro Único do governo federal com renda mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo (R$ 550) ou que tenham entre seus membros alguém que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O pagamento vai ser feito a cada dois meses, e o valor será de 50% do valor médio nacional do botijão de 13 Kg, que está em cerca de R$ 102.