EUA suspendem temporariamente financiamento para agência da ONU
Medida ocorre depois que funcionários foram acusados de se envolver nos ataques do Hamas contra Israel; caso é investigado
O Departamento de Estado dos EUA “suspendeu temporariamente o financiamento adicional” para a Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras para Refugiados da Palestina, em meio a alegações de que alguns dos funcionários da agência da ONU estavam envolvidos no ataque do Hamas a Israel, disse o porta-voz Matt Miller nesta sexta-feira.
“O secretário de Estado Antony J. Blinken falou com o secretário-Geral das Nações Unidas Antonio Guterres em 25 de janeiro para enfatizar a necessidade de uma investigação completa e rápida deste assunto”, disse Miller em um comunicado.
“Congratulamo-nos com a decisão de conduzir tal investigação e com o compromisso do Secretário-Geral Guterres de tomar medidas decisivas para responder, caso as alegações se revelem precisas”, continuou.
Miller disse que os EUA entraram em contato com o governo israelense para obter mais informações sobre as alegações e informou os membros do Congresso. O departamento também saudou “o anúncio da ONU de uma revisão ‘abrangente e independente’ da UNRWA”, disse Miller.
“A UNRWA desempenha um papel fundamental na prestação de assistência que salva vidas aos palestinos, incluindo alimentos essenciais, remédios, abrigos e outros apoios humanitários vitais”, disse ele. “Seu trabalho salvou vidas, e é importante que a UNRWA resolva essas alegações e tome as medidas apropriadas, incluindo a revisão de suas políticas e procedimentos existentes.”