Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Vórtice ciclônico: Fenômeno pode causar chuva e vento intensos em Santa Catarina

    Defesa Civil emitiu alerta para riscos de alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas

    Carolina Figueiredoda CNN

    A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta, nesta quarta-feira (24), de chuvas persistentes e volumosas que devem atingir o estado nos próximos dias devido à presença de um sistema meteorológico conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).

    A previsão do tempo indica que diversas regiões do estado podem ser afetadas, principalmente o litoral norte. Há riscos de alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas. A expectativa é que chova mais de 200 milímetros até o próximo domingo (28).

    De acordo com meteorologistas da Defesa Civil do estado, o Vórtice Ciclônico de Altos Níves é um sistema meteorológico com centenas de quilômetros de extensão, de grande escala, que atua em altitudes acima de 5 km na atmosfera.

    “Ele consiste em um sistema de baixa pressão de origem subtropical, que gira no sentido horário no Hemisfério Sul. Na região Sul do Brasil, independente da estação do ano, o sistema atua provocando ventos e chuvas intensas em regiões localizadas a leste e a nordeste de seu centro”, diz explicação.

    O Vórtice pode durar de poucas horas até semanas, mas, geralmente, tem duração de alguns dias.

    Por conta do alerta, a Defesa Civil recomendou que a população se antecipe e adote medidas preventivas para garantir a segurança e minimizar os impactos causados pelo fenômeno meteorológico.

    O Vórtice também causa agitação marítima. Segundo a equipe de meteorologia da Defesa Civil, as ondas no litoral do estado podem atingir até 2,5 metros entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte.

    Por conta das fortes chuvas previstas, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina orienta que os moradores:

    • Evitem contato com as águas e não dirija em locais alagados;
    • Evitem transitar em pontilhões e pontes submersas;
    • Tenham cuidado com crianças, idosos e animais próximos aos rios e ribeirões;
    • Se afastem de postes e árvores;
    • Fiquem atentos a qualquer movimento de terra ou rochas próximo a sua residência;
    • Fiquem atento às rachaduras em muros ou paredes.

    Tópicos