Variante Ômicron, recomendações da Anvisa e mais da noite de 26 de novembro
5 Fatos Noite, apresentado por Carol Nogueira, repercute principais notícias do Brasil e do mundo
O nome dado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) à nova cepa da Covid-19 e as recomendações de medidas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão entre os destaques da noite desta sexta-feira, dia 26 de novembro.
Variante Ômicron
A OMS definiu o nome técnico da nova linhagem da Covid-19 como Ômicron e classifica a nova cepa como “variante de preocupação”. Descoberta na África do Sul, a linhagem tem preocupado cientistas por ter muitas mutações.
Recomendações da Anvisa
No Brasil, a Anvisa recomendou ao governo a adoção de medidas restritivas a voos e passageiros vindos de seis países do sul da África. O Ministério da Saúde emitiu um alerta para secretarias estaduais e municipais sobre o risco da nova linhagem.
Pedido da Fiocruz
A Fiocruz enviou à Anvisa o pedido de registro da vacina feita com IFA nacional. A agência tem 30 dias para analisar a solicitação e vai avaliar se os novos imunizantes têm a mesma eficácia e segurança das vacinas produzidas com o IFA importado.
Pílula da MSD
A MSD disse que a pílula experimental contra a Covid-19 reduz o risco de morte e hospitalização em 30%. Os estudos tratam do antiviral molnupiravir, que aguarda a análise de agências reguladoras.
PGR pede providências ao STF
A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) 10 pedidos de providências a partir de dados obtidos pela CPI da Pandemia. O relatório foi entregue pelos senadores da comissão à PGR no final de outubro.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.
(Publicado por Evandro Furoni)