Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rio de Janeiro e interior de SP estão em “alerta vermelho” por fortes chuvas, diz Inmet

    Áreas afetadas, conforme o alerta divulgado pelo Inmet, serão o Sul Fluminense, Vale do Paraíba Paulista, Região Metropolitana do Rio de Janeiro e regiões de baixadas dos dois estados

    Felipe Andradeda CNN

    O Instituto Nacional de Meteorologia colocou “alerta vermelho” em partes dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro por conta da previsão de forte chuva nesta terça-feira (23). O alerta vigora das 12h00 de hoje até as 10h00 desta quarta (24).

    As áreas afetadas, conforme o alerta divulgado pelo Inmet, serão o Sul Fluminense, Vale do Paraíba Paulista, Região Metropolitana do Rio de Janeiro e regiões de baixadas dos dois estados.

    Segundo o Inmet, a previsão é de chuva superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia. Ainda conforme o instituto, há grande risco de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas em cidades com áreas de risco. Junto ao alerta, o Inmet divulgou, para a população, instruções sobre o que fazer em caso de chuva forte:

    • Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia
    • Observe alteração nas encostas
    • Permaneça em local abrigado
    • Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos
    • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)

    Recomendações

    O governo federal faz recomendações de autoproteção para situações emergenciais, envolvendo chuvas intensas.

    Em caso de rajadas de vento, os cidadãos não devem se abrigar embaixo de árvores, por haver risco de queda e descargas elétricas. Os veículos também não devem ser estacionados próximos a torres de transmissão, nem placas de propaganda.

    O Inmet esclarece que deve ser evitado o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada e o quadro geral de energia deve ser desligado, bem como o registro de entrada de água, fechado.

    A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional elaborou uma cartilha online, disponível no site da pasta, com medidas preventivas e, também, orientações sobre como agir antes, durante e após possíveis ocorrências de eventos extremos, como inundações, enxurradas, vendaval, granizo ou descargas elétricas, deslizamentos de terra, entre outras situações de perigo.

    Para outras informações, estão disponíveis em todo o país os telefones da Defesa Civil dos estados, no número 199, e do Corpo de Bombeiros Militar dos estados, número 193; Polícia Militar (190) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192)

    Para receber avisos e alertas de desastres da Defesa Civil, basta mandar uma mensagem de texto no celular para o SMS 40199 ou WhatsApp (61) 2034-4611.

    Tópicos