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    Xiaomi SU7: oito fatos sobre o carro da fabricante chinesa de celular

    Sedã elétrico promete disrupção no mercado de elétricos; novo modelo acelera de 0 a 100 em 2,78s e chega com várias novidades

    Thiago Venturacolaboração para a CNN

    A Xiaomi é bastante conhecida por seus celulares, oferecendo uma opção mais acessível na comparação com os tradicionais modelos de smartphones da Apple e Samsung. Mas a marca chinesa pretende disputar mercado em outro segmento que chama atenção: carros elétricos. Trata-se do Xiaomi SU7, um modelo que chama atenção pelo design, tecnologia e desempenho.

    O SU7, codinome de Speed Ultra, foi criado para concorrer no segmento dos sedãs grandes de luxo, que tem rivais como Tesla Model S, Porsche Taycan, BMW i7 e Mercedes-Benz EQS. Para entrar nesse mercado, a Xiaomi investiu mais de US$ 1,4 bilhões no projeto, que inclui mais de 3.400 engenheiros e uso de inteligência artificial.

    O Xiaomi SU7 tem  comprimento de 4.997 mm, largura de 1.963 mm e altura de até 1.455 mm. O sedã elétrico promete uma generosa distância entre-eixos de 3m. O modelo será lançado inicialmente na China e ainda não há previsão de chegar ao Brasil. Confira a seguir fatos inovadores deste novo carro:

    O modelo desenvolvido pela Xiaomi será lançado inicialmente na China/ Xiaomi/Divulgação

    Potência

    O SU7 da Xiaomi promete desempenho de tirar o fôlego. A marca chinesa revelou detalhes do motor elétrico chamado E-motor HyperEngine V8s. As rotações podem chegar a  27.200 rpm, e a potência é de 577 cv com torque máximo de 635 Nm. Esses números conferem ao novato grande potencial para disputar com os sedãs já estabelecidos.

    Tecnologia da bateria

    A bateria dos carros elétricos é a principal fonte de crítica dos haters dessa tecnologia. Contudo, a Xiaomi se insere no contexto das novas gerações de baterias: assim como a BYD, é a tecnologia do tipo Cell-to-Body (CTB), uma inovação em que as células são ligadas à estrutura da carroceria e inclui sistema de proteção de 14 camadas.

    Oferecido em duas configurações com base na capacidade da bateria, 73,6 kWh para a versão de entrada e 101 kWh para a variante top de linha, o SU7 ostenta uma autonomia de até 800 km com uma única carga.

    Xiaomi Titans Metal

    A Xiaomi está desenvolvendo uma liga metálica própria, a Titans Metal, fabricada em fundição também exclusiva hiper-die T9100. A promessa é de uma liga de alta resistência e produzida muito mais rápida que as convencionais. A liga vai reduzir o peso do carro em 17%, melhorando a performance e autonomia.

    Direção autônoma

    Mirando a Tesla, a Xiaomi também está desenvolvendo o seu próprio sistema de direção autônoma com a tecnologia adaptativa BEV, o Modelo Fundamental de Mapeamento de Estradas e a Tecnologia Super-Res Occupancy Network. O hardware do sistema, incluindo dois chips NVIDIA Orin e sensores avançados, tem como objetivo colocar a marca no topo da indústria até 2024.

    Fabricante chinesa planeja reduzir peso do carro para melhorar performance e ampliar autonomia/ Xiaomi/Divulgação

    Smart Cabin com tela gigante

    O conceito de design interno do Xiaomi SU7 é de uma arquitetura  “centrada no ser humano”, integrando um console central de 16,1 polegadas 3K, multimídia de 56 polegadas e um painel giratório de 7,1 polegadas, recurso típico da BYD. Esse design, aliado ao chip Snapdragon 8295 com IA, oferece uma experiência intuitiva e contínua para o usuário, estabelecendo um novo padrão para a tecnologia dentro do carro.

    Aceleração de hiperesportivo

    A promessa de aceleração do zero a 100km/h em 2,78 segundos coloca o Xiaomi SU7 na categoria dos hiperesportivos, como modelos da Bugatti, Lamborghini ou Porsche. A velocidade máxima será na casa dos 265 km/h, inferior aos modelos a combustão, mas notável para um carro elétrico.

    Internet das coisas (iOT)

    Criado por uma empresa de celualres e outros gadgets, o O Xiaomi SU7 visa redefinir o conceito de um veículo inteligente. O sedã será integrado ao ecossistema Xiaomi CarIoT, suporte para mais de 1000 dispositivos domésticos inteligentes Xiaomi e conexões contínuas entre dispositivos oferecem aos usuários um ambiente versátil e conectado dentro do carro.

    Aspirações ambiciosas

    O CEO da marca, Lei Jun, tem uma meta das mais ambiciosas: fazer da Xiaomi uma das cinco principais fabricantes globais de automóveis em 15 a 20 anos. O compromisso é investir dez vezes mais em tecnologias no campo automotivo. Caso se confirme, a empresa poder ter grande impacto na indústria automotiva.

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