Eleições: Lula chama João Campos para discutir disputa pela prefeitura de Recife
PT tenta emplacar vice; presidente convidou pré-candidato à reeleição para uma reunião em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende conversar pessoalmente com o prefeito João Campos (PSB) sobre a eventual participação do partido na chapa do PSB. Atualmente, a vaga de vice é ocupada pelo PDT, com Isabella de Roldão.
Em jantar com a família Campos, na última sexta-feira (19), Lula convidou Campos para ir à Brasília conversar sobre eleições.
Apesar de não mencionar diretamente a corrida pela prefeitura de Recife, aliados do prefeito acreditam que, qualquer entendimento sobre o assunto, deverá sair desta conversa.
O PT de Recife tem reivindicado mais espaço desde o início do mandato de Campos. A presidente do partido, Gleisi Hoffmann, assim como outras lideranças locais já declararam abertamente que o PT pretende indicar a vice na chapa.
“Com todo respeito que temos ao PDT, mas queremos manter a unidade que foi feita entre PT e PSB na eleição do presidente Lula. Por isso entendemos que a posição de vice do prefeito João Campos é a posição ideal para nosso partido”, disse Gleisi em setembro, em visita ao estado.
Internamente, no entanto, o partido também precisa aparar arestas. Caso o movimento pela vice se consolide, ainda não há consenso sobre quem seria colocado ao lado de João Campos.
Um dos favoritos é Mozart Sales, assessor do ministério de Relações Institucionais, de Alexandre Padilha. Mas uma ala do partido defende o nome do deputado Carlos Veras.