Ataque da Ucrânia em Donetsk deixa pelo menos 27 mortos, dizem autoridades
Serviços de emergência foram acionados e equipes forenses tentam estudar armas usadas no ataque
Vinte e sete pessoas morreram e 25 ficaram feridas quando forças ucranianas bombardearam a cidade de Donetsk, controlada pela Rússia, no leste da Ucrânia, disse Denis Pushilin, chefe da região de Donetsk nomeado pela Rússia, no domingo (21).
De acordo com Alexei Kulemzin, o prefeito da cidade indicado pela Rússia, as forças ucranianas bombardearam uma área movimentada onde estão localizadas lojas e um mercado. Pushilin disse que a cidade foi bombardeada pela artilharia ucraniana. A Ucrânia não fez comentários imediatos.
Fotografias e vídeos da Reuters feitos no local mostraram pessoas chorando, algumas das quais disseram ter perdido seus parentes, e corpos deitados na neve encharcada de sangue perto de um dos mercados da cidade.
Pushilin disse que os serviços de emergência estavam trabalhando no local e que especialistas forenses estavam tentando coletar fragmentos das armas usadas no ataque.
Em Moscou, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia emitiu uma declaração chamando o ataque de “um ato bárbaro de terrorismo” cometido pela Ucrânia, dizendo que ele foi realizado “com o uso de armas fornecidas pelo Ocidente”.
“O lado russo condena categoricamente esse ataque traiçoeiro contra a população civil”, disse o ministério.
A Rússia, que lançou uma invasão em grande escala da Ucrânia há quase dois anos, expressou indignação no passado quando os ataques ucranianos mataram civis em Donetsk e em outras áreas. A própria campanha russa de ataques aéreos e bombardeios pesados, no entanto, matou milhares de civis ucranianos.
O governador da parte da região controlada pela Ucrânia, Vadym Filashkin, disse que os ataques russos mataram pelo menos duas pessoas em dois locais a leste da cidade de Donetsk no domingo.
Em Kurakhove, cerca de 45 km a oeste de Donetsk, um bombardeio matou um homem de 31 anos e feriu outra pessoa, enquanto um homem de 62 anos foi morto e um homem de 70 anos ficou ferido em Krasnohorivka entre Donetsk e Kurakhove, disse ele.
Donetsk é uma das quatro regiões do leste e do sul da Ucrânia que a Rússia alegou ter anexado no final de 2022, em uma ação condenada como ilegal pela maioria dos países na Assembleia Geral da ONU. A Rússia não controla totalmente nenhuma das quatro regiões.