Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Incêndio no maior aterro sanitário do Panamá espalha fumaça tóxica sobre capital

    Famílias tiveram que ser retiradas de suas casas; parte das chamas foi controlada

    Sarah MorlandValentine Hilaireda Reuters

    Um grande incêndio em um depósito de lixo nos arredores da Cidade do Panamá lançou fumaça tóxica na capital do país nesta sexta-feira (19), forçando evacuações enquanto os bombeiros lutavam para apagar as chamas.

    As autoridades disseram que o caso provavelmente foi resultado de um incêndio criminoso na noite anterior.

    Os bombeiros ressaltaram em entrevista coletiva que o depósito de lixo conhecido como Cerro Patacon, o maior do país, tinha entre 6 e 8 hectares afetados pelo fogo, dos mais de 130 afetados que possui.

    “Tudo aponta para que o incêndio tenha sido iniciado deliberadamente”, afirmou o chefe dos bombeiros, Ernesto de Leon, em coletiva de imprensa.

    O ministro da Saúde do Panamá, Luis Francisco Sucre, destacou aos repórteres que as evacuações estavam sendo efetuadas para proteger os moradores das chamas e dos gases tóxicos. Também foram criados centros de saúde para tratar casos de irritação visual e problemas respiratórios, acrescentou.

    Sucre aconselhou às pessoas vulneráveis nas áreas afetadas a se deslocarem ou a usarem ar condicionado e máscaras faciais.

    Vídeos nas redes sociais mostraram um helicóptero voando acima da espessa fumaça cinzenta que se espalhava pela água enquanto pássaros se espalhavam no alto.

    Citando o tenente Angel Delgado, do corpo de bombeiros, o canal local La Prensa informou que cerca de US$ 350 mil foram gastos no desastre, embora o valor possa em breve ultrapassar meio milhão de dólares.

    Desde as 6h, cerca de 28 mil litros de água foram pulverizados sobre a área, informaram as autoridades, dizendo que cerca de 60% do incêndio foi controlado, índice que pode chegar a 90% até sábado (20).

    O presidente Laurentino Cortizo escreveu no X que um plano de ação foi ativado “desde o momento em que o incêndio começou”.

    Embora as autoridades estivessem retirando cerca de 75 famílias que vivem nas imediações nesta quinta-feira à noite, pontuou o canal La Prensa, muitas se recusaram a deixar suas casas, muitas delas improvisadas.

    De acordo com a imprensa local, ao menos 15 incêndios aconteceram no Cerro Patacon em 2023.

    Tópicos